Reciclagem na Plástico Brasil, Cozinha sustentável e Cor nas embalagens

Reciclagem na Plástico Brasil

tampinha plástica

O maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, Tampinha Legal, levou a sustentabilidade e conscientização ao maior evento do setor, a feira Internacional do Plástico – Plástico Brasil, que aconteceu em São Paulo em março.

Na ocasião, o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, apresentou como o Tampinha Legal tornou-se case de sucesso na economia circular. “Nós precisamos retornar para a indústria todos os nossos resíduos pós consumo”.

Assim, no Tampinha Legal, a menor parte da embalagem, a tampa plástica, representa sustentabilidade econômica para quem precisa. Isso é a economia circular acontecendo na prática, afirmou. 

Para Alfredo, o Tampinha legal contempla o “triple bottom line”, o tripé da sustentabilidade: econômica, social e ambiental. 

Isso porque, acredita que o Tampinha Legal é a economia circular na prática. “Através do Tampinha Legal comprovamos o quanto o material plástico pós consumo tem valor e quanto a indústria de transformação de plásticos se importa e contribui efetivamente para o aumento da qualidade de vida de inúmeras famílias.”

Além de esclarecimentos sobre o programa, o Tampinha Legal foi apresentado para mais de 51 mil visitantes, ampliando ainda mais a sua visibilidade. 

Segundo a gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, isso foi notado através do engajamento com o recolhimento de tampas plásticas na própria feira. 

Ela concluiu dizendo: “Fomentar ações modificadoras de comportamento de massa é um dos principais objetivos do programa. Em um formato lúdico, alegre e inovador impactamos positivamente”.

Cozinha sustentável

O Lidl, rede de supermercado portugues, lançou a sua primeira coleção de cozinha sustentável. A linha exclusiva Kitchen Goes Greener incluiu utensílios, acessórios de cozinha e pequenos eletrodomésticos produzidos com plástico reciclado.

Para armazenamento de alimentos, o Lidl lançou um conjunto de três caixas de conservação produzidas com 68% de plástico reciclado, um pack de três recipientes compostos por 79% de plástico reciclado, e utensílios de cozinha, como conchas, colheres e espátulas, com entre 37% e 44% de plástico reciclado.

Sobretudo, a coleção Kitchen Goes Greener disponibiliza também pequenos eletrodomésticos, como uma liquidificadora, uma torradeira, uma picadora e uma balança. 

Todos são produzidos com plástico reciclado, mas é a balança a que tem maior percentagem, com 96%.

A princípio, pode se adquirir os prosutos nas lojas Lidl e têm preços que variam entre os 2,49 euros e os 29,99 euros, dependendo do produto.

Cor nas embalagens

O Cyrel LAB, laboratório de inovação da DuPont Cyrel Solutions, em Alphaville SP, foi palco de um evento realizado em parceria com a StudioLaser e que recebeu mais de 80 profissionais da cadeia de embalagem para discutir a importância da cor. 

A princípio, todos foram coniventes que: tão ou mais importante que a marca é a cor. Isso porque, como explicou o professor e consultor Fabio Mestriner, “a cor age sobre o sistema nervoso central e é decodificada pelo cérebro como a expressão e o significado da marca e do produto”.

E hoje a flexografia está apta a atender às demandas mais exigentes de marcas e produtos sobre a perfeita reprodução de cores. 

Além de tecnologia de ponta, embalagens de sucesso no PDV são resultado do trabalho conjunto de uma cadeia complexa e multidisciplinar.

Dessa forma, essa complexidade levou ao desenvolvimento de ferramentas que auxiliam no cuidado com a cor. 

Uma delas é o Color Engage que a StudioLaser apresentou durante o evento. Segundo Felipe Santana, CEO da StudioLaser, o sistema auxilia as agências de embalagem na construção sólida da cor e na sua repetibilidade.

Bem como, ajuda a garantir maior previsibilidade e estabilidade para o processo de impressão.

Além disso, a StudioLaser apresentou ainda o StudioPack, uma outra unidade de negócios que funciona como pré-mídia. “Nesta operação, somos o moderador técnico entre a agência de design, o convertedor e os donos de marca. Por ter conhecimento sobre conversão e pré-impressão, ajudamos a tangibilizar os projetos tecnicamente”, completa Felipe.
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Última atualização em 20 de abril de 2023

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