Entrando no quarto trimestre, uma combinação de preços mais baixos para algumas matérias-primas chave e melhorias na disponibilidade tanto de matéria-prima quanto de resinas anunciavam uma tendência de preços estáveis ou em queda para PE, PP, PS, PVC, PET, ABS e PC. Em contraste, a disponibilidade restrita de matérias-primas e resinas tem empurrado os preços para cima para nylons 6 e 66.
Essa era a visão no mês passado de consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), de Fort Worth, Texas; do CEO Michael Greenberg da Plastics Exchange em Chicago; e da PetroChemWire (PCW), com sede em Houston.
PE Prices Flat to Down
Os preços do polietileno foram uma mistura em agosto, com fornecedores oferecendo reduções de 3¢/lb para todas as resinas de PE a alguns processadores selecionados. Enquanto isso, a Dow adiou mais uma vez um aumento de 3¢/lb para setembro e adicionou um novo aumento de 2¢. Nenhum outro fornecedor tomou ação semelhante. Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, aventurou que a redução de 3¢/lb provavelmente seria realizada pelo restante da indústria. “Estamos agora a 3-5¢/lb do fundo do poço, então há potencial para ver uma queda total de 5¢/lb antes do final do ano.” A Plastic Exchange de Greenberg e a PCW relataram ambos preços spot de PE suaves, com descontos variando de 1¢ a 2.5¢/lb.
Burns notou que agosto foi o mês de maior produção de PE de todos os tempos, enquanto ao mesmo tempo as tarifas recém-impostas pela China (que representa 8% das exportações de PE dos EUA) fizeram as exportações de PE caírem em cerca de 100 milhões de lb por mês, criando uma situação de excesso de oferta. No entanto, com uma demanda doméstica muito boa, bem como demanda de exportação de países além da China, Burns espera que o excesso de oferta diminua.
“O que é bom para os fornecedores é que os preços do petróleo subiram 2% e espera-se que continuem subindo até o final do ano, criando mais oportunidades de exportação.”
PP Prices Peak
Os preços do polipropileno subiram em paralelo com o monômero de propileno em 2¢/lb em agosto. No entanto, os preços spot de final de mês do monômero estavam em queda e esperava-se que os preços dos contratos de setembro caíssem, de acordo com Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi. Ele previu que os preços do PP podem ter atingido o pico. “Os problemas com a disponibilidade de propileno não desapareceram totalmente, mas estamos vendo alguma destruição de demanda tanto para o monômero quanto para o PP.” Ele também observou que as plantas de propileno on-purpose estão funcionando novamente após paradas não planejadas.
Tanto Greenberg quanto PCW relataram um mercado spot de PP muito ativo e uma melhor disponibilidade geral. Fontes da indústria geralmente previram que os preços do PP poderiam cair 2-4¢/lb no curto prazo. PCW e Newell notaram que a ampla diferença entre os preços domésticos e internacionais estava atraindo importações de resina e produtos acabados.
PS Prices Flat to Down
Os preços do poliestireno ficaram estáveis em agosto, após uma queda de 3¢/lb em julho. Aumentos de preço de 4¢/lb para 1º de setembro foram emitidos pela Americas Styrenics e Total. No final de agosto, no entanto, a Ineos Styrolution não tomou ação semelhante.
Robin Chesshier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi, antecipou que, sem a ação da última, o aumento flutuaria. Além disso, Chesshier aventurou que mesmo se a Ineos Styrolution emitisse um aumento de preço, haveria apenas uma implementação parcial. “É um mercado fraco. A demanda está diminuindo, os preços do monômero de estireno caíram, a pressão dos preços do benzeno é insuficiente.” A menos que ocorra um desastre natural, ela esperava que os preços este mês permanecessem principalmente estáveis e tendessem a diminuir no quarto trimestre à medida que a demanda diminui e as taxas de operação diminuem ainda mais.
Chesshier atribuiu parte dessa trajetória às tarifas de importação de estireno pela China. A PCW relatou preços spot estáveis nos EUA em agosto e antecipou o mesmo para setembro. A PCW também notou que a demanda por PS em agosto parecia saudável, com um fornecimento adequado de matérias-primas. O custo de produção implícito do monômero de estireno com base em uma fórmula 30/70 de spot de etileno e benzeno estava estável em 32,9¢/lb no final de agosto, em comparação com 31,6-31,7¢/lb no final de julho.
PVC Prices Flat to Down
Os preços do PVC permaneceram estáveis em agosto e esperava-se que continuassem assim até o mês passado, com potencial para pressão descendente dos preços mais baixos de exportação este mês, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de mercados de PVC e resinas de engenharia da RTi. A pressão de custo do etileno foi insignificante. A PCW observou que o aumento de 1,25¢/lb no etileno se traduz em um aumento de cerca de meio centavo no custo de produção de PVC.
Kallman observou que as taxas de produção caíram junto com a demanda de exportação, mas a demanda doméstica aumentou durante grande parte do terceiro trimestre, resultando em um mercado relativamente equilibrado. PCW relatou que algumas fontes da indústria esperavam que os preços de exportação continuassem a amolecer, com um delta crescente entre os preços de exportação e domésticos. No entanto, outros esperavam que a erosão nos preços de exportação tivesse atingido o fundo do poço, argumentando que os preços de exportação não cairiam novamente porque a perda da China e da Turquia (impulsionada pelas tarifas) como destinos para resina dos EUA já havia sido “incorporada ao mercado.” A PCW também sugeriu que a demanda fortalecida por PVC de setembro a novembro, como já aconteceu em alguns anos anteriores, poderia resistir a qualquer pressão descendente dos preços de exportação mais baixos.
PET Prices Flat to Lower
Os preços do PET grau garrafa doméstico terminaram agosto em 78-82¢/lb entregues na costa leste e oeste, e em 81-83¢/lb entregues em localidades do meio-oeste para negócios de caminhões, de acordo com a PCW. Isso foi um aumento de 4¢/lb em relação a julho. Os preços mais altos foram impulsionados principalmente pela forte demanda por garrafas de PET, embalagens e fibras indo para produtos de consumo. Ao mesmo tempo, os custos mais altos para matéria-prima de PET em agosto viram os preços do PET subirem para clientes domésticos de alto volume de PET com contratos mensais. O fornecimento de PET de plantas dos EUA foi na verdade estável de julho a agosto. As primeiras remessas de caminhões foram entregues a processadores domésticos da nova planta Apple Grove na Virgínia Ocidental, agora de propriedade da Taiwanesa Far Eastern.
Enquanto isso, os preços das importações de PET estavam em paridade com os preços dos EUA. A PCW diz que os EUA continuam inundados de PET importado devido ao excesso de oferta global de PET, especialmente na América do Sul e na Ásia, enquanto o mercado dos EUA permanece um dos mais robustos do mundo devido ao seu pesado consumo de produtos plásticos de uso único.
A PCW relatou preços de PET estáveis no início de setembro, com a expectativa de que a demanda seria forte ao longo do mês, mantendo os preços 1-2 ¢/lb mais altos à medida que a temporada de bebidas carbonatadas e garrafas de água do verão se encerra. Mas a PCW antecipou que os preços do PET em outubro diminuiriam de 2-4¢/lb como resultado da típica queda sazonal na demanda e das robustas importações de PET. Aumentar a produção em Apple Grove também deve adicionar a um quadro de excesso de oferta à medida que a temporada de outono entra, relatou a PCW.
ABS Prices Flat
Os preços do ABS permaneceram bastante estáveis durante a maior parte do terceiro trimestre, como no segundo trimestre, após os aumentos de 5¢/lb em janeiro, de acordo com Kallman da RTi. Ele esperava preços estáveis em setembro. A demanda tem sido boa, acompanhando o crescimento do PIB, impulsionada pelos setores automotivo e de construção.
Os preços das matérias-primas não aumentaram o suficiente para permitir que os fornecedores pressionassem por um novo aumento. Mais importante, apesar de um aumento de 4¢/gal para $2,88/gal em agosto, o benzeno permaneceu abaixo do limite de $3/gal. E pequenos aumentos em acrilonitrila e butadieno tiveram impacto insignificante nos preços. Kallman disse que alguma pressão descendente poderia estar vindo neste trimestre das importações de ABS mais baratas.
PC Prices Steady
Os preços do policarbonato permaneceram estáveis durante o segundo trimestre, e nenhuma mudança era esperada durante o terceiro trimestre. Isso segue aumentos de até 14¢/lb no primeiro trimestre, de acordo com Kallman da RTi. A pressão ascendente das matérias-primas, particularmente o benzeno, não era um problema; e apesar de uma parada não planejada, o mercado permanece relativamente bem equilibrado.
Kallman também notou que, apesar das paradas planejadas este mês e da boa demanda doméstica dos setores automotivo e de construção, o acúmulo de estoque garantiria que um mercado equilibrado continuasse. Ele viu potencial para pressão descendente no quarto trimestre das importações asiáticas mais baratas. “No entanto, o policarbonato está na lista para a próxima rodada de tarifas, então essa redução pode não se materializar”, observou.
Nylon 6 Tabs Rising; Nylon 66 Spikes
Esperava-se que os preços do nylon 6 subissem 3-5¢ em agosto, após um acréscimo de 2¢/lb em julho, atribuído pelos fornecedores à escassez de caminhões e motoristas, de acordo com Chesshier da RTi, que notou que os custos de frete subiram mais de 40%. Ela previu pressão ascendente sobre os preços até setembro e outubro, com a BASF e a AdvanSix (a antiga empresa de nylon 6 da Honeywell) emitindo aumentos de preços de 5¢/lb para 1º de setembro. Além dos custos de frete, esses fornecedores atribuíram seu movimento à oferta mais restrita devido ao aumento da demanda de processadores buscando mudar do nylon 66, junto com uma oferta mais restrita de caprolactama devido a paradas não planejadas. No entanto, como os preços do benzeno não subiram o suficiente, há potencial para apenas uma implementação parcial.
Os preços do nylon 66 saltaram 10-20¢/lb no terceiro trimestre, além dos 15-20¢/lb implementados no primeiro trimestre, impulsionados por um mercado global muito restrito, de acordo com Kallman da RTi. As sete ações de força maior sobre intermediários—principalmente na Europa—durante o primeiro e segundo trimestres, foram quase igualadas em número por mais paradas não planejadas no terceiro trimestre. “A restrição nos intermediários é o principal problema”, explicou Kallman. Ele citou interrupções de produção não planejadas em plantas intermediárias-chave—including precursor ADN (adiponitrila) e derivado HMD (hexametileno diamina) na França e no Reino Unido, junto com outros problemas logísticos como greves de transporte. Além disso, um incêndio em julho na instalação da Ascend Performance em Pensacola levou a uma força maior imposta sobre suas resinas, compostos e fibras industriais de nylon 66, restringindo ainda mais este mercado. Fontes da indústria relataram que a planta da Ascend pareceu ter reiniciado no início de agosto e estava sendo gradualmente trazida para produção total, embora a força maior permanecesse em vigor. Disse Kallman, “As pessoas estão fazendo o melhor para qualificar materiais alternativos.”
#Flat #Pricing #Volume #Resins #Nylons
Última atualização em 17 de agosto de 2024