Programa Tampinha Legal: Sustentabilidade e Impacto Social
O programa Tampinha Legal é uma iniciativa empenhada em incentivar a sustentabilidade econômica e ambiental. Porém também é comprometida com causas sociais.
O Movimento por Trás das Tampinhas Plásticas
O movimento consiste em recolher tampas plásticas e entregá-las a entidades sociais. Essa ação arrecadou mais de cem toneladas de tampinhas plásticas em 2023, e em sete anos já coletou mais de mil toneladas.
Diante do impacto positivo, o Tampinha Legal conseguiu encaminhar R$ 3 milhões para as associações cadastradas.
De acordo com Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, o responsável pela criação do projeto, os valores obtidos são totalmente destinados para as associações que participam do programa.
Abrangência Estadual e Nacional
Em 2016, o Sustenplást contou com o apoio do Movimento Plástico Transforma para lançar a iniciativa Tampinha Legal no Rio Grande do Sul. Porém, hoje está em outros 6 estados e no Distrito Federal.
As Estimativas do Projeto de Tampas Plásticas
Com o grande alcance do programa nos últimos anos, é notável o crescimento na reciclagem nos estados integrantes. Como é o caso do RS, apontado como o segundo estado em índices de reciclagem de plástico.
Assim, Souza prevê as futuras contribuições da ação para sustentabilidade e para estados.
Ela sinaliza que se apenas de uma parte pequena da embalagem é possível gerar um volume expressivo de itens reciclados e de recursos, a reciclagem dos demais itens seria ainda mais impactante.
A gerente comenta: “Ações modificadoras de comportamento apresentam um impacto gigantesco e, nesse caso, quando falamos de reciclagem de plásticos, os números se apresentam na prática. O trabalho que desenvolvemos ao longo desses sete anos, que é motivo de muito orgulho, está apenas começando”.
Como funciona a coleta e a destinação do capital
De acordo com a gerente, a escolha da tampinha plástica deve-se à facilidade de recolhimento e a sua simbologia na sustentabilidade.
Ainda que o valor do quilo desse material possa variar com as épocas e com a demanda.
Então, cada instituição é responsável por um ponto de coleta, depois realizam uma triagem do item, de acordo com as cores.
Para enfim, serem entregues ao posto da Fundação dos Bancos Sociais.
Após esse procedimento, as entidades recebem a quantia em até 7 dias.
Durante esse repasse, as tampinhas passam por uma transformação, que torna-se utensílios como prendedores de roupa, cabides, vasos de flores, e materiais domésticos.
A previsão é lançar o programa também no Paraná e ampliá-lo na Bahia.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado.
#Programa #recolhe #tampinhas #plásticas #arrecada #fundosÚltima atualização em 14 de novembro de 2023