Preços de Resinas no Fundo do Poço: Aproveite as Oportunidades em 2023!






Projeções para os Preços de Polímeros: PE, PP, PS, PVC e PET

Projeções para os Preços de Polímeros: PE, PP, PS, PVC e PET

Os preços globais do petróleo bruto em alta, a firmeza nos preços das matérias-primas essenciais, o aumento dos volumes de exportação em alguns casos e a recuperação da demanda em outros são os principais motores das projeções de preços estáveis a ligeiramente mais altos para o PE, PP, PS, PVC e PET.

Essas são as visões dos consultores de compras da Resin Technology, Inc. (RTi), dos editores seniores da PetroChemWire (PCW), e do CEO Michael Greenberg da The Plastics Exchange.

Preços do Polietileno

Os preços do polietileno se mantiveram estáveis em janeiro, sem sinais de aumento de 6¢/lb anunciado pela indústria. Os fornecedores adiaram o aumento, geralmente dividindo-o pela metade – 3¢ em fevereiro, 3¢ em março. Tanto Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, quanto David Barry, editor sênior da PCW, acharam que havia uma chance mínima de os fornecedores conseguirem até mesmo um aumento de 3¢/lb.

Perspectivas de Preços para o PE

Burns observou: “Este seria um aumento totalmente impulsionado pelos fornecedores. Eles tiveram o maior volume de exportação em dezembro e os cinco a seis meses anteriores também foram meses recordes. Os fornecedores adicionaram 300 milhões de libras às suas reservas em dezembro, o maior valor na última década.” Ele acrescentou que nem mesmo as paradas planejadas de plantas para manutenção em março e abril por LyondellBasell (LBI), Nova Chemicals e CP Chem fariam diferença na disponibilidade de material.

Greenberg, da The Plastics Exchange, relatou que os volumes de PE spot melhoraram significativamente nos dois últimos meses de 2018 e eram abundantes de modo geral. “O interesse pela exportação continua excepcionalmente forte e os armazéns na área de Houston ainda estão cheios e trabalhando para acompanhar a correria do fim de ano. Mais nova produção de resina está a caminho, então será interessante observar como a infraestrutura crescente lidará com isso tudo.”

Preços do Polipropileno

Os preços do polipropileno caíram 2¢/lb em janeiro, acompanhando os preços do monômero de propileno, que se estabilizaram em 40¢/lb. Ao entrarmos em fevereiro, os preços de PP e do monômero haviam caído 21¢/lb desde novembro de 2018. Não havia sinais dos aumentos de margem de lucro anunciados pelos fornecedores, mas houve relatos da indústria sobre alguma erosão de margem. Mesmo assim, tanto Barry da PCW quanto Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, aventuraram que os preços de PP estavam se estabilizando. Newell projetou preços estáveis em fevereiro e potencial para um aumento de 4-6¢/lb no monômero e PP durante março ou abril. No entanto, nenhuma das fontes espera que os preços de PP subam este ano aos níveis altos de 2018.

Condições do Mercado de PP

Barry afirmou: “Neste momento, os preços de PP estão praticamente em paridade com os preços globais, o que foi o caso pela última vez na primeira metade de 2018.” Ele observou que as plantas de PP estavam operando em altas taxas de utilização – meados dos 90% – devido aos baixos custos do monômero.

Greenberg, da The Plastics Exchange, relatou que, apesar do aumento das ofertas de monômero de propileno a montante, os preços se estabilizaram e apontavam para uma lenta elevação.

Preços do Poliestireno

Os preços do poliestireno caíram 2¢/lb em janeiro, após uma queda de 7¢/lb em dezembro, e no mês passado pareciam estar se mantendo nos níveis de janeiro, a menos que ocorresse uma interrupção não planejada, de acordo com Barry da PCW e Robin Chesshier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi. Ambos as fontes acreditavam que os preços do PS haviam se estabilizado e projetavam um movimento de estabilidade a aumento este mês ou em abril.

Projeções para PS

Barry da PCW observou que os custos de produção implícita de estireno, com base em uma fórmula de 30/70 dos preços spot de etileno e benzeno como matérias-primas, eram de 23.6¢/lb, acima dos cerca de 22¢/lb no início do ano. Ele afirmou que a trajetória dos preços do monômero dependeria em grande parte dos preços do petróleo bruto e do benzeno e da demanda por exportação de estireno. Chesshier observou preocupação com o fornecimento adequado de benzeno – tanto doméstico quanto importado. Ela esperava preços mais altos de benzeno, o que poderia resultar em aumentos de monômero de 3-7¢/lb em março-abril, dependendo do comportamento da demanda de PS no início do segundo trimestre. O movimento ascendente nos preços spot de monômero de estireno e butadieno, além do benzeno, parecia ajudar a sustentar a firmeza nos preços do PS. Chesshier observou a maior demanda de exportação de monômero, vinda de novos destinos – principalmente da África – para compensar as tarifas de exportação impostas à China.

Preços do PVC

Os preços do PVC mantiveram-se estáveis pelo terceiro mês consecutivo em janeiro, mas o cenário devia mudar com os fornecedores de PVC buscando um aumento de 4¢/lb em fevereiro, de acordo com Mark Kallman, vice-presidente de mercados de PVC e resinas de engenharia da RTi, e Donna Todd, editora sênior da PCW. Kallman aventurou que preços estáveis ou um aumento de 1-3¢/lb entre fevereiro e março eram igualmente possíveis, dependendo da demanda, que parecia ter desacelerado domesticamente e globalmente. O segundo trimestre, quando a demanda normalmente “aquece,” poderia resultar em uma mudança na direção dos preços, ele observou.

Paisagem do Mercado de PVC

Todd observou que um analista do setor previa que o aumento dos fornecedores seria dividido pela metade para fevereiro e março. “Como de costume, os compradores de resinas estavam divididos em dois grupos em relação ao iminente aumento de 2¢/lb para fevereiro. Os transformadores de tubos estavam em sua maioria contentes em ver um aumento de preço de PVC anunciado, pois achavam que isso lhes permitiria aumentar seus próprios preços de tubos. Os transformadores de PVC não-tubulares não estavam contentes com um aumento de preço tão cedo e com a “justificativa fraca” – sem motoristas chave para apoiar o aumento,” relatou Todd.

Preços do PET

Os preços do PET de grau garrafa doméstico em fevereiro estavam em torno de 63¢/lb, uma queda de 3-5¢ em relação a janeiro. O excesso de oferta dos produtores dos EUA e as importações de todo o mundo estão tornando o mercado favorável para os compradores, de acordo com Xavier Cronin, editor sênior da PCW. Importações de PET estavam na faixa de baixo a médio 60¢/lb para entrega no porto – mais altos para destinos na Costa Leste do que na Costa Oeste. Negócios de caminhão estavam 2-5¢/lb mais altos, dependendo da distância.

Expectativa para os Preços de PET

Cronin relatou que as fontes do mercado esperavam uma recuperação dos preços este mês por 1-3¢/lb para PET prime, conforme a demanda por garrafas PET e embalagens expande-se antes do período de consumo pesado de bebidas gaseificadas e outras bebidas em garrafas PET no clima quente. Ao mesmo tempo, a demanda por pellets FDA claros de PCR permanece forte e compete em alguns casos com PET prime (e de grau inferior) à medida que os proprietários de marcas de consumo buscam mais plástico reciclado em suas embalagens. Enquanto isso, a remoção no outono passado das tarifas anti-dumping dos EUA de cinco países que representavam cerca de 40% de todas as importações em 2017 deveria aumentar as importações de PET este ano.





#Commodity #Resin #Prices #Bottom

Última atualização em 28 de julho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Moda Sustentável com Plástico Reciclado: Arte com Reciclagem e Importação de Plástico pela Braskem para o RS

Next Article

Revolução Sustentável: Garrafa de Água com Rótulo em PLA Embossado por TotalEnergies Corbion e Sansu




Related Posts