PE:
Os preços permaneceram inalterados em maio, seguindo a queda de 4¢/lb em abril, mas os fornecedores promoveram um aumento de 4¢/lb para junho. Os preços de mercado subiram no meio de maio devido à escassez de oferta e a um forte mercado de exportação para a China, conforme mencionado por Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, o editor sênior David Barry da PCW e Michael Greenberg, da The Plastic Exchange.
Tanto Burns quanto Greenberg afirmaram que o aumento tinha potencial para ser efetivado em junho. Barry, da PCW, não viu isso como certo, apontando que um aumento parcial e apenas para algumas qualidades era mais provável, mas aventurou que outro aumento poderia surgir este mês. Ele confirmou que os preços no mercado de spot estavam se aproximando do material de melhor qualidade – atualmente em 6 a 7¢/lb em comparação com um intervalo mais típico de 8 a 10¢/lb. Tanto Barry quanto Burns atribuem a escassez parcialmente ao “silêncio” dos fornecedores em reduzir a produção. Greenberg, que esperava que os preços de mercado subissem na segunda semana de junho, caracterizou a atividade nesse sentido da seguinte forma: “Alguns que perceberam o impulso ascendente dos preços compraram resina extra temendo que essa fosse sua última chance por esses preços excepcionais, enquanto outros, ainda sofrendo com a perda de demanda, decidiram esperar não por causa do preço, mas sim pela incerteza em relação aos negócios futuros”.
PP:
Os preços em maio permaneceram estáveis, em linha com os contratos de monômero de propileno, e era esperado que seguissem o monômero em junho e julho – estáveis ou com variação de 1¢/lb, conforme indicado por Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, David Barry da PCW e Michael Greenberg, da The Plastic Exchange. Eles citaram melhoria na disponibilidade e demanda no mercado de spot com preços atrativos.
“O mercado de PP depende do mercado doméstico para a grande maioria das vendas, muito diferente do PE, que exporta cerca de 40% da produção. Com tantas instalações de processamento temporariamente fechadas, o mercado de PP tem enfrentado dificuldades durante o período de pandemia e as vendas de abril foram as mais baixas desde fevereiro de 2018”, relatou Greenberg.
PS:
Os preços caíram 3¢/lb em maio, após a queda de 9¢/lb em abril, à medida que os preços do benzeno caíram de $1,21/galão para 95¢/galão. Enquanto Barry, da PCW, aventurou que os preços em junho e possivelmente julho, permaneceriam estáveis, Robin Chesshier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi, aventurou que outra queda de preço de 1 a 2¢/lb era provável, visto que os transformadores procurariam mais concessões de preço. Ela observou que entre abril e junho, os preços de todas as matérias-primas de PS caíram entre 17 e 20¢/lb, enquanto os fornecedores reduziram os preços em apenas 12¢/lb.
Ambas as fontes aventuraram que um aumento de preço provavelmente surgiria em julho, com os fornecedores indicando um aumento nos custos de matérias-primas – principalmente etileno e benzeno, juntamente com alguma recuperação modesta. O custo implícito do estireno com base em uma proporção de 30/70 entre etileno e benzeno estava em 12,8¢/lb no início de junho, um aumento de 1,1¢/lb nas últimas quatro semanas.
Última atualização em 25 de fevereiro de 2024