A Descida dos Preços dos Poliolefinas no Início de Agosto
À medida que nos aproximávamos do final da primeira semana de agosto, parecia que os preços tanto dos polietilenos (PE) quanto dos polipropilenos (PP) tinham caído, praticamente anulando os aumentos de preços que ocorreram no segundo trimestre. Com oferta abundante, a demanda doméstica e global desacelerada, e os custos de matérias-primas mais baixos são todos fatores-chave nessa trajetória de preços. Isso de acordo com os relatórios mais recentes de dois dos nossos especialistas em preços de resinas da indústria: David Barry, editor sênior da PetroChemWire (PCW) baseada em Houston, e o CEO Michael Greenberg da Plastics Exchange em Chicago.
Análise de Mercado de PE
Queda de Preço Contratual
Apesar dos fornecedores terem anunciado um aumento de preço de 3¢/lb no período de junho/julho, analistas da indústria e certamente processadores esperavam o oposto – concessões de preços de aproximadamente o mesmo valor que efetivamente anulariam o aumento de preço de 3¢ de abril, o único aumento de 2019. Relatórios mistos da indústria indicavam que, pelo menos, alguns processadores tinham visto uma diminuição de 3¢/lb em junho e que o restante veria em julho. Barry, da PCW, recentemente relatou que os fornecedores de PE de fato reduziram os preços contratuais em 3¢/lb até o final de julho.
Expectativas Para Queda Adicional
Greenberg relatou o seguinte: “A precificação dos contratos de julho ficou um pouco mais clara e a maioria dos participantes do mercado de PE deve ver uma redução de 3¢/lb. Embora o alívio seja bem-vindo, muitos continuarão a pressionar por novas diminuições, pois os níveis à vista têm caído ainda mais. Se você conseguiu suplementar suas compras através do mercado à vista, você fez bem neste ano.”
Antecipações de Demanda e Novas Capacidades
Capacidades Adicionais no Golfo do México
Barry aventou que os fornecedores estão, em geral, esperando um fortalecimento da demanda no quarto trimestre, mas que as novas capacidades ainda a serem ativadas na Costa do Golfo pela ExxonMobil Chemical, LyondellBasell Industries, Formosa Plastics, e Sasol poderiam anular uma maior demanda.
Preocupações Econômicas Mais Amplas
Barry também citou preocupações econômicas mais amplas, observando que o índice de fabricação do Institute of Supply Management (ISM) indicou que o crescimento da fabricação em julho foi o mais lento em quase três anos. A pesquisa mensal do ISM, baseada em informações de mais de 300 agentes de compras de fabricação, também mostrou produção e novos pedidos mais baixos para a indústria de processamento de plásticos e borracha.
Pressões Internacionais para Redução de Preços
Além disso, Barry relatou que os compradores internacionais estavam pressionando por mais cortes de preços em agosto, e que categorias como os graus de filme HMWPE e moldagem por injeção HDPE não mostraram alívio na pressão descendente. “Os preços do filme HMWPE caíram abaixo do HDPE BM em meio à oferta abundante do grau de filme e novas regulamentações ambientais na América Latina que estavam pesando nas perspectivas de demanda por sacolas plásticas.”
Análise de Mercado de PP
Aumento e Diminuição de Preços
Conforme observado em um blog anterior, os preços do PP em julho aumentaram 0,5¢/lb, desvinculando-se pela primeira vez em alguns anos dos contratos de monômero de propileno que se estabeleceram em alta de 1,5¢/lb – essencialmente traduzindo uma contração de margem de 1¢/lb para os fornecedores. Esse ligeiro movimento ascendente seguiu a queda de 4¢/lb em junho, que anulou o aumento de 4¢/lb de maio, o único de 2019. Além disso, os preços do PP caíram cerca de 24¢/lb entre novembro de 2018 e março de 2019.
Contratos de Monômero de Propeno para Agosto
De acordo com Barry da PCW, as expectativas para os contratos de monômero de propileno em agosto eram geralmente de estáveis a ligeiramente mais baixos. “A trituração de butano, a demanda fraca de PP e os altos estoques de propileno foram mencionados como fatores bearish para o mercado de propileno.”
Incidente na Planta da ExxonMobil Baytown
Além disso, Barry relatou que a explosão e incêndio em 31 de julho na planta de olefinas da ExxonMobil em Baytown, Texas, criou uma nova incerteza para o mercado, pois o local abriga várias unidades de PP, bem como fornecimento de monômeros. “As indicações iniciais eram de que não se esperava interrupções significativas nas entregas de resina. No geral, as taxas de operação na indústria de PP têm sido saudáveis neste verão, e a demanda central em julho foi descrita como fraca, especialmente nos setores não tecidos e automotivo.”
Mercado à Vista de PP
Greenberg relatou que o mercado à vista de PP foi ativo ao longo de julho e início de agosto. “Após um rali no início do mês, à medida que os custos de monômeros à vista saltaram, os preços do PP caíram sob pressão à medida que os custos a montante começaram a diminuir; no entanto, o preço global para o PP homopolímero e copolímero à vista adicionou um centavo esta semana após o incêndio na planta de Baytown da Exxon. Algumas das encomendas desta semana foram para negócios como de costume, outros clientes adquiriram material para intermediar seus vagões atrasados, enquanto alguns viram risco de fornecimento e adicionaram um buffer em seus inventários de resina. A disponibilidade de material ainda era boa, embora não no mesmo nível do início do mês.”
Planejamento de Produção e Manutenção
Barry relatou que a LyondellBasell estava possivelmente construindo estoque para uma parada planejada em sua instalação de PP em Bayport, Texas, programada para começar no final deste mês, e que a Formosa provavelmente teria pequenas paradas de manutenção programadas para agosto também.
#Prices
Última atualização em 1 de julho de 2024