Plástico que vira comida
Pesquisadores da Beehex, uma startup norte-americana, com sede em Columbus, Ohio, desenvolveram uma maneira inusitada de transformar os resíduos plásticos em comida.
A princípio, para tornar os resíduos plásticos em biomassa comestível, eles contam com a ajuda de uma bactéria projetada em laboratório que se alimenta de plástico dentro de uma espécie de contêiner.
Anjan Contractor, fundador da empresa, explicou que: “De um lado, são recolhidos resíduos plásticos, que são triturados e se movem para o biorreator, que contém bactérias modificadas muito específicas”.
Aparentemente existem muitas aplicações para um dispositivo como esse – uma ideia é que, um dia, os astronautas em missões espaciais profundas de longa duração poderiam ser capazes de imprimir em 3D refeições nutritivas de plástico não perecível.
Para Contractor, o pessoal da Beehex também acredita que sua invenção pode até se integrar em futuras práticas de cultivo de alimentos no espaço profundo.
Ele afirma: “Se os astronautas estão cultivando beterraba, toda a planta não pode ser consumível. Você tem as raízes que são consumíveis, mas são as outras partes, folhas e caules e algumas das raízes, serão jogadas fora”. “Essa parte jogada fora é algo que coletamos”, completa.
A princípio, essas partes descartáveis dos alimentos seriam desidratadas e maceradas em um moedor.
Assim, a biomassa moída resultante seria então colocada em armazenamento selado, tornando-se “matéria-prima” para refeições impressas em 3D e gravidade zero.
Dessa forma, os astronautas poderiam idealmente produzir “uma ampla gama de alimentos, incluindo cortes de carne alternativos, legumes, frutas, pães, batatas fritas e sobremesas”, finaliza Contractor.
Controle de plástico
A Microsoft lançará uma edição especial de um novo controle para Xbox, feito com plásticos recuperados, sendo um terço do produto feito de materiais reciclados.
A mistura de resina pós-consumo com Regrind composta por peças coloridas previamente moldadas cria cores personalizadas em tons de terra com variações sutis, redemoinhos, marcações e texturas – dando a cada Controle Remix Edição Especial sua própria aparência.
Sobretudo, regrind é o processo de reciclar mecanicamente as sobras do controle de Xbox One em uma matéria-prima.
Que pode se usar para criar parcialmente novos controles enquanto mantém durabilidade e desempenho.
Nesse sentido, as resinas recicladas pós-consumo se incorpora a partir de materiais recuperados, como tampas de faróis de carro, jarras plásticas de água e CDs.
Assim, ao incluir todos esses materiais e um conjunto de baterias recarregáveis de Xbox, a marca explora novas formas de usar menos plástico novos e reduzir o desperdício.
Nosso objetivo é chamar nossos fãs para se juntarem nessa jornada de mais sustentabilidade entre todos os produtos Xbox. Visite o novo Hub Xbox Sustainability para saber mais sobre nosso compromisso e conhecer uma coleção de controles que usa menos plástico, destaca a marca.
Carenagens de plástico
A partir de 2023, a Yamaha se propôs a utilizar plástico reciclado nas carenagens de suas motos. Esta ação faz parte das iniciativas da fabricante japonesa para atingir a neutralidade de carbono em todas suas atividades até o ano de 2025. Entre os projetos também está o uso de “alumínio verde” em determinados modelos.
A princípio, a nova matéria-prima reciclada se utiliza em modelos de 2023 em mercados do sudeste asiático, incluindo a Indonésia.
Entre as motos que terão o elemento em suas carenagens está a scooter Gear 125, veículo que não se vende no Brasil.
Nesse sentido, a empresa disse que conseguiu desenvolver um material PP reciclado de “alta qualidade e ecológico”. Ele é um tipo de termoplástico, que pode ser moldado.
Segundo a Yamaha, ele é feito somente com materiais com histórico de fabricação rastreável e sem risco de conter substâncias nocivas ao meio-ambiente.
A fabricante disse que: “Os materiais de resina são frequentemente usados para a carroceria externa de motocicletas, e os materiais de PP representam cerca de metade dessas peças, tornando-se uma importante matéria-prima para a empresa”,
Com isso, a empresa ressalta que o material pode se utilizar em áreas de apelo estético.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 2 de maio de 2023