Novo bioplástico, Arrecadação de plástico e Caixa de som de reciclado

Novo bioplástico

plástico biodegradável

Alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista de Goiânia conseguiram produzir um tipo de plástico biodegradável que pode ser utilizado para a fabricação de diversos utensílios e que desaparece sem contaminar o meio ambiente. 

A princípio, a ideia surgiu durante as aulas do Hub de Ciências, conduzidas pela professora Thaiza Montine, do Colégio Marista de Goiânia. 

Segundo ela, os alunos receberam o desafio de propor uma alternativa sustentável para o meio ambiente. 

Para isso, os alunos de 15 e 16 anos conseguiram produzir com sucesso um plástico biodegradável feito de amido de maisena e outro de amido de batata inglesa. 

Montine explica: “Realizamos muitos testes físicos e também visualizamos sua forma no microscópio. Em seguida, dividimos as porções que produzimos e enterramos uma delas no jardim do colégio. Após 29 dias tivemos a alegria de verificar que o plástico biodegradável tinha desaparecido. Colocamos a mesma terra do jardim no microscópico e comprovamos que o plástico desapareceu sem contaminar a fauna e a flora”. 

Como, por exemplo, glitter biodegradável e comestível que pode ser utilizado na educação infantil.

A professora do Colégio Marista de Goiânia, conta ainda que: “O produto realizado foi tão bom que queremos inscrever o nosso projeto no Concurso EcoAr, um concurso de moda sustentável no qual faremos um adereço”.

Arrecadação de plástico

Arrecadando resíduos para cooperativas, alunos da Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, no Trapiche da Barra, destinaram 2581 quilos de resíduos plásticos para cooperativas Catadores da Vila Emater (COOPVILA) e Catadoras da Lagoa Mundaú (COOPMUNDAÚ). 

Os alunos são conscientizados sobre como funciona a ação e a importância da reciclagem e da economia circular, geração de renda através de atividades como o descarte correto do resíduo plástico. 

Com esse debate, o resultado foi visto em 15 dias. O que gerou um incremento de aproximadamente R$ 5 mil no faturamento das cooperativas – o equivalente a 10% do volume mensal de resíduos normalmente coletados.

Nesse sentido, após essa sensibilização inicial, foi a vez da parte prática, com a apresentação do “Plasticoin”.

Isto é, uma moeda social do Plastitroque que os estudantes recebem ao entregar os resíduos plásticos como garrafas pet, embalagens de produtos de higiene e de alimentos, utensílios e tantos outros.

Cada 300 gramas de plástico equivale a 1 Plasticoin e, de posse das moedas, a próxima etapa é a escolha dos brindes.

Sendo eles, kit escolar (12 moedas = 3,6Kg de plásticos), kit de higiene pessoal (10 moedas = 3Kg de plásticos).

Bem como, kit alimentos não perecíveis (15 moedas = 4,5Kg de plásticos) ou squeezes (4 moedas = 1,2 Kg de plástico).

Para a presidente da COOPVILA, Gilvanice Maria dos Santos, os atuais 26 cooperados ficaram muito felizes com a notícia da doação. 

Ela afirma que: “É um resíduo de plástico com boa aceitação de mercado e agora vamos partir para a fase de separação dos diferentes tipos”.

Uma nova versão do alto-falante portátil Go 3 Eco, feito de plástico 90% reciclado e revestido com tecido 100% reciclado, já está disponível no mercado brasileiro da JBL.

A princípio, a caixa de som mede 87,5 x 75 x 41,3 mm, possui potência de saída de 4,2 W RMS, resposta de frequência de 110 Hz a 20 kHz.

Bem como, conectividade Bluetooth 5.1, certificação IP67 de resistência à água em profundidade de até um metro durante 30 minutos e poeira. Bateria de 2.775 mAh com autonomia de até cinco horas e a tecnologia Pro Sound para reprodução de graves.

Sobretudo, a nova JBL Go 3 Eco já está à venda no Brasil, nas cores verde ou azul, por R$ 299. 

O produto vem em embalagem ecológica feita com papel certificado pelo órgão responsável pela gestão das florestas, Forest Stewardship Council (FSC), com tinta de soja biodegradável. 

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Última atualização em 27 de maio de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

CNI lista medidas para retomada de crescimento industrial no Brasil

Next Article

Bioplásticos: como a indústria tem explorado?




Related Posts