Consultoria de Londres Frost & Sullivan aponta crescimento no mercado de embalagens plásticas flexíveis
A consultoria de Londres, Frost & Sullivan, em seu novo estudo Análise do Mercado Global de Embalagens Plásticas Flexíveis, Previsão para 2023, diz que as oportunidades de crescimento parecem promissoras para o mercado de embalagens plásticas flexíveis em um período de quatro anos. De acordo com este estudo, a mudança nas preferências dos consumidores e um cenário de varejo em evolução aumentaram a demanda por embalagens flexíveis com características como vida útil prolongada, conveniência e facilidade de uso.
Além disso, a necessidade crescente de opções inovadoras de embalagens plásticas flexíveis que atendam aos padrões de reciclabilidade, regulamentação e sustentabilidade são fatores adicionais que aumentam as possibilidades de expansão lucrativa do mercado. Este estudo prevê que o mercado global de embalagens plásticas flexíveis gerará receitas de $172,29 milhões de 2018 a 2023, com um CAGR constante de 3,2% durante este período.
Pressões regulatórias, do consumidor e ambientais impulsionam a inovação
Segundo a analista de pesquisa sênior Prateeksha Kaul, “Devido às pressões atuais regulatórias, dos consumidores e ambientais, os fabricantes estão direcionando suas estratégias para a circularidade e aproveitando novas tecnologias plásticas para desenvolver soluções recicláveis e sustentáveis com propriedades específicas, como resistência a oxigênio, umidade, luz, perfuração e produtos químicos, além de fácil propagação de rasgo. Outras áreas de foco importantes para os fabricantes incluem o desenvolvimento de soluções alternativas de bioplásticos, como o succinato de polibutileno e o biopolipropileno. No entanto, fatores competitivos como preço e descarte de bioplásticos precisam ser examinados para garantir o uso bem-sucedido.”
Essa inovação é impulsionada por uma crescente demanda por embalagens que não apenas protejam os produtos, mas também sejam ecologicamente corretas. A integração de tecnologias de ponta, adaptadas para responder às exigências modernas, destaca a importância de manter um equilíbrio entre eficiência, durabilidade e sustentabilidade.
Crescimento regional focado na Ásia-Pacífico
Do ponto de vista regional, a região Ásia-Pacífico deverá testemunhar a maior taxa de crescimento durante o período de previsão devido ao crescente número de famílias com dupla renda. Enquanto a América do Norte enfrenta uma competição desafiadora de mercados emergentes e deve experimentar crescimento médio, as regulamentações europeias sobre reciclabilidade e sustentabilidade dos plásticos usados nas embalagens deverão impactar essa região.
Kaul observou: “O crescimento persistente da população de classe média na Ásia-Pacífico será o principal motor da demanda por plásticos flexíveis devido ao baixo custo de produção. Além disso, um aumento no número de consumidores que utilizam plataformas de comércio eletrônico impulsionará um maior uso de embalagens plásticas flexíveis associadas ao envio de produtos.”
A fragmentação da base de fornecedores e a concorrência
Do ponto de vista da concorrência, a base de oferta é fragmentada, com empresas multinacionais desempenhando um papel dominante na maioria das regiões; os cinco principais participantes geralmente atendem a menos de 30% do mercado.
Para obter uma vantagem competitiva, Kaul recomenda que os jogadores emulem empresas inovadoras como Amcor, Berry, Huhtamaki e Mondi, e introduzam inovação de produtos voltados para a sustentabilidade, maior conveniência para o consumidor e garantam maior reciclabilidade.
Oportunidades de crescimento a serem exploradas pelos participantes do setor
As oportunidades adicionais de crescimento que os participantes devem buscar incluir:
Expansão das operações em regiões emergentes, como a Ásia-Pacífico, onde se espera um aumento na demanda por embalagens plásticas flexíveis devido à crescente necessidade desses produtos em várias aplicações finais.
Introdução de produtos que promovam menor uso de recursos naturais, produzam menos resíduos, melhorem a vida útil e sejam econômicos.
Aumento das capacidades de produção para atender à crescente demanda por alimentos embalados, como refeições prontas, refeições congeladas, lanches e misturas para bolos.
Desafios e soluções na indústria de embalagens plásticas flexíveis
“Apesar das perspectivas significativas de expansão do mercado, a durabilidade e longevidade dos plásticos implicam que leva muito esforço para se degradar, e plásticos flexíveis como sacolas, filmes e embalagens acabam em aterros sanitários ou oceanos. Além disso, o lixo plástico pode impactar a saúde humana enquanto sobe na cadeia alimentar. Isso, por sua vez, tem exercido pressão sobre as empresas e fabricantes para encontrar soluções viáveis, seja aumentando a taxa de reciclagem ou focando na produção de alternativas aos plásticos”, observou Kaul.
Com a crescente preocupação ambiental, torna-se essencial que as empresas invistam em tecnologias e práticas que reduzam o impacto ambiental. A reciclagem eficiente e o uso de materiais biodegradáveis são essenciais para criar um ciclo sustentável na indústria de embalagens.
Análise detalhada e perspectivas futuras
O novo estudo explora os fatores industriais, tecnológicos, regulatórios e de crescimento e tendências que moldaram o cenário do mercado global de embalagens plásticas flexíveis, os desafios que estão por vir e as oportunidades que podem ser aproveitadas. A pesquisa fornece uma análise detalhada das oportunidades de crescimento para os principais players deste espaço. As indústrias finais analisadas incluem alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, cuidados pessoais e cosméticos, entre outros. A segmentação de matérias-primas inclui PE, PP e PET, entre outros.
Com uma abordagem detalhada, o estudo destaca as necessidades e oportunidades, proporcionando uma visão abrangente sobre as tendências e inovações necessárias para atender à demanda do mercado global por embalagens plásticas flexíveis.
#Plastic #Technologies #Alternative #Bioplastics #Augment #Flexible #Plastic #Packaging #Growth
Última atualização em 12 de junho de 2024