JBS começa construção do primeiro Centro de Pesquisas em proteína cultivada do Brasil.

O Futuro da Biotecnologia de Alimentos no Brasil: JBS Biotech Innovation Center

JBS Biotech Innovation Center: Maior Centro de Pesquisa de Biotecnologia dos Alimentos no Brasil

Com expectativa de inauguração no final de 2024, o JBS Biotech Innovation Center será o maior centro de pesquisa de biotecnologia dos alimentos do Brasil.

Construção do JBS Biotech Innovation Center

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, deu início às obras para a construção do JBS Biotech Innovation Center, o primeiro Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em proteína cultivada no Brasil. O empreendimento ficará localizado dentro do parque de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis (SC).

Investimento e Infraestrutura

O JBS Biotech Innovation Center receberá um investimento de US$ 22 milhões para a implantação dos laboratórios e da planta-piloto. O centro contará com uma equipe científica de 25 pós-doutores, especialistas em diversas áreas, além de staff e pessoal de apoio administrativo.

O Compromisso da JBS com a Proteína Cultivada

O diretor Global de Suprimentos e Inovação da JBS, Jerson Nascimento Jr, destaca a importância do JBS Biotech Innovation Center: “Como líder global na produção de proteína, é nossa responsabilidade estarmos na vanguarda na indústria de alimentos. O JBS Biotech Innovation Center reforça a nossa aposta no setor de proteína cultivada, consolida nossa posição como um dos principais players neste mercado promissor, e reforça o nosso compromisso de oferecer produtos inovadores e de alta qualidade aos nossos consumidores”.

Objetivos do JBS Biotech Innovation Center

O objetivo principal do JBS Biotech Innovation Center é tornar o processo produtivo da proteína cultivada mais eficiente, escalável e economicamente competitivo. Os doutores Luismar Marques Porto e Fernanda Vieira Berti, dois dos maiores especialistas em bioengenharia do país, estão à frente do projeto.

Vocação para a Inovação em Santa Catarina

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, destacou a importância do JBS Biotech Innovation Center para a vocação inovadora do estado: “Para quem cresceu vendo pela janela os boizinhos pastando, em Herval D’Oeste, é quase uma coisa de outro mundo pensar em ‘proteína cultivada’. Mas como gestor público é impossível não ver os desafios do futuro, em especial para países que não tem tanta área como o Brasil para a criação de gado. E é bom ver mais uma vez Santa Catarina atuando dentro da sua vocação inovadora”.

Inovação em Florianópolis

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, também ressaltou a importância do investimento em inovação na capital catarinense: “O investimento de uma das maiores empresas alimentícias do mundo em Florianópolis é muito bem-vindo. Mas nos orgulha, especialmente, que um projeto de pesquisa tão avançado a nível mundial possa estar instalado na nossa cidade, que é um berço de tecnologia e inovação”.

Pesquisas em Andamento e Investimentos

A equipe de cientistas do JBS Biotech Innovation Center já iniciou as atividades em instalações temporárias dentro do Sapiens Parque. Atualmente, os estudos estão focados no entendimento das células das espécies bovinas para estabelecer futuramente a produção de proteína bovina cultivada.

O JBS Biotech Innovation Center demandará aproximadamente US$ 62 milhões em investimentos em três fases. A terceira etapa consiste na construção de um módulo básico em escala industrial para demonstração da viabilidade técnico-econômica da proteína cultivada.

Futuro da Biotecnologia de Alimentos

O investimento em inovação e pesquisa em proteína cultivada é uma tendência global. Além do projeto em Florianópolis, a JBS vem desenvolvendo pesquisas na Espanha em parceria com a Biotech Foods, uma das líderes europeias no setor.

Quando estiver em fase comercial, a proteína cultivada produzida pela JBS chegará aos consumidores na forma de alimentos preparados, com a mesma qualidade, segurança, sabor e textura da proteína tradicional. A tecnologia tem potencial para a produção de proteína de diferentes espécies, como frangos, suínos e pescados.

Conclusão

O JBS Biotech Innovation Center representa um marco para a biotecnologia de alimentos no Brasil. Com investimentos significativos e uma equipe de cientistas renomados, o centro de pesquisa tem o objetivo de impulsionar a produção de proteína cultivada, tornando-a mais eficiente e acessível. A iniciativa da JBS reforça o compromisso da empresa em oferecer produtos inovadores e de alta qualidade aos consumidores, consolidando sua posição como líder na indústria de alimentos. O futuro da biotecnologia de alimentos é promissor, e o JBS Biotech Innovation Center será uma referência internacional nesse campo.

#JBS #inicia #obras #primeiro #Centro #Pesquisas #proteína #cultivada #Brasil

Última atualização em 21 de setembro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Alimentando conexões, estimulando resultados: essa é a promessa da Agrifirm LATAM.

Next Article
Senepol, Nelore ou N’dama são boas opções para cruzar com o Brahman em Angola?

Por que Cruzar Senepol, Nelore ou N’dama com Brahman em Angola?




Related Posts