Inovações em Materiais para Filmes, Moldagem e Automóveis: O Futuro da Indústria






Novidades em Poliolefinas no SPE International Polyolefins 2018

Novidades em Poliolefinas no SPE International Polyolefins 2018

Uma variedade de novos desenvolvimentos em materiais, aditivos e processamento foram temas dominantes na conferência SPE’s International Polyolefins 2018, realizada em Houston no final de fevereiro. Mais de 700 participantes compareceram ao que é considerado a maior conferência mundial dedicada às poliolefinas. Houve 67 apresentações técnicas, cinco palestras plenárias sobre tendências importantes da indústria e 64 expositores.

Entre os destaques estão uma família única de LLDPE que pode rivalizar com mLLDPE em filmes flexíveis, três novos sistemas de estabilização de poliolefinas, um novo retardante de chama sem halogênio para uma ampla gama de formulações de poliolefinas, avanços na clarificação de garrafas moldadas por sopro e novos enchimentos minerais para componentes automotivos exigentes em TPO.

‘Mudança de Jogo’ LLDPE para Filme

A Borealis Group da Áustria (escritório nos EUA em Port Murray, NJ) revelou uma nova família de resinas LLDPE de alto desempenho que oferecem desempenho semelhante ao LLDPE metaloceno (mLLDPE) na área de filmes flexíveis – mas com algumas vantagens. Produzido com a tecnologia bimodal Borstar proprietária da empresa – sistemas de dois reatores usando dois comonômeros e um novo catalisador “inteligente” – a nova família Anteo é uma nova geração de Terpolímeros Bimodais Borstar (BBT) de alta pureza e transparência. Até agora, a tecnologia Borstar não entregava materiais de vedação altamente transparentes, de acordo com Maurits van Tol, vice-presidente sênior de inovação e tecnologia.

Testado e confirmado por mais de 100 clientes, o desempenho geral do Anteo supera o dos vedantes mLLDPE existentes, tornando o Anteo uma opção melhor para material de vedação e para outros filmes flexíveis onde é necessário um aumento no desempenho mecânico. Os atributos do Anteo incluem:

  • Fácil processabilidade a uma pressão de extrusora mais baixa – mais de 15% menos que com vedantes mLLDPE convencionais.
  • Melhora na integridade e velocidade de vedação quando usado em filmes laminados/não laminados, resultando em menor consumo de energia e menos desperdício de material.
  • Janela de vedação mais ampla, temperatura de iniciação de vedação mais baixa e melhor desempenho de hot-tack.
  • Ótica forte para maior apelo nas prateleiras.
  • Uma mudança significativa na resistência a perfurações.

Testado e confirmado por mais de 100 clientes, o novo Anteo LLDPE da Borealis oferece benefícios variados para filmes de embalagem.

Novos Sistemas de Estabilização

Uma nova família patenteada de produtos antioxidantes misturados com uma nova tecnologia de controle de pH para PP foi discutida pela Addivant, Danbury, Conn. Warren Ebenezer, gerente de pesquisa para aplicações de polímeros, disse que a empresa agora tem pacotes de aditivos NDB (No Dust Blend) sem pó com e sem estearato de cálcio. Todos têm conformidade total com a FDA e são ditos proporcionar aos processadores um controle sem precedentes sobre a cor e a taxa de fluxo de fusão. “Nossa nova tecnologia de controle de pH está sendo investigada em todo o campo dos polímeros e está mostrando promessas em muitas áreas adicionais, como PE, polímeros de engenharia e elastômeros. Acreditamos que esse conceito redefinirá o desempenho básico exigido pelos compostadores de polímeros.”

A Dover Chemical, de Dover, Ohio, apresentou as últimas descobertas sobre sua nova classe de antioxidantes de fosfito polimérico líquido – usados principalmente como estabilizadores de processo em poliolefinas. Um fosfito líquido de alto peso molecular proprietário, Doverphos LGP-11, foi mostrado ser uma excelente substituição para o fosfito TNPP, particularmente para embalagens de poliolefinas, onde a pureza é uma questão. O LGP-11 não contém alqueróis, tem baixa migração e apresenta excelente desempenho de cor, compatibilidade e estabilidade hidrolítica, segundo a Dover.

Além de fornecer estabilidade de processo de fusão, cor inicial e retenção de cor, redução de gel durante o processamento de filme e manutenção das propriedades mecânicas e físicas durante o envelhecimento térmico a longo prazo, a química única e o alto peso molecular do LGP-11 são ditos fornecer benefícios adicionais durante e após o processamento e pós-processamento. Estes incluem excelente desempenho de desbotamento a gás durante a exposição ao NOx e envelhecimento térmico, geralmente contribuídos por antioxidantes fenólicos impedidos.

Outros Novos Aditivos para Poliolefinas

Um retardante de chama de nitrogênio-fósforo recém-desenvolvido, principalmente para poliolefinas, foi discutido pela Adeka do Japão, representada aqui pela Amfine Chemical Corp., Hopkinsville, Ky. O ADK Stab FP-2200S é um pó branco com uma temperatura de decomposição térmica acima de 500 F (260 C). Ele possui baixa liberação de calor e muito baixa liberação de fumaça e densidade de fumaça, juntamente com emissão muito baixa de CO e CO2. Não há liberação de gases corrosivos, e ele forma uma camada de carvão homogênea com estrutura celular fechada.

Recomendado para PP, PE, EVA e outros compostos de poliolefinas, ele geralmente pode ser usado em cargas significativamente mais baixas do que ATH ou MgH, bem como poli-fosfatos de amônio. Foi demonstrado que resulta em densidade reduzida do composto final em comparação com retardantes de chama inorgânicos e à base de halogênio.

A Milliken Chemical, Spartanburg, S.C., apresentou seu último avanço em PP clarificado para moldagem por sopro. Quando a empresa lançou seu clarificador de quarta geração Millad NX8000E para moldagem por sopro de extrusão há sete anos, descobriu que não poderia replicar bons resultados em ambientes industriais, de acordo com Zach Adams, gerente de vendas da América do Norte para aditivos plásticos. Ele observou que o clarificador melhorou significativamente a aparência das garrafas moldadas por sopro em comparação com a clarificação tradicional.

No entanto, a Milliken encontrou apenas melhorias moderadas ao operar máquinas de alta saída e estação dupla. Enquanto os ensaios estão em andamento, Adams discutiu como a Milliken foi capaz de superar essas limitações através da sinergia entre o clarificador NX8000E e a reologia otimizada. Em um estudo, a otimização da reologia permitiu ao NX 8000E atuar em ambientes industriais a 376 F (191 C). Em outro estudo de caso, a arquitetura padrão vs. reologia otimizada permitiu que o clarificador oferecesse aparência visual superior a uma temperatura de parison de 417 F (214 C).

Adams observou que a Milliken conduziu 13 diferentes testes industriais na Europa, com o próximo previsto para a América do Norte. “Conseguimos replicar a clareza e o brilho translúcidos”, acrescentando que todos os testes utilizaram graus de PP aprovados pela FDA e não houve mudanças na processabilidade dessas resinas.

Dois novos enchimentos minerais de alto desempenho em desenvolvimento para PP e TPO foram discutidos por Maz Bolourchi, gerente sênior de aplicações de polímeros na Imerys Performance Additives North America, San Jose, Calif. Ambos são direcionados para aplicações automotivas como componentes sob o capô que requerem alto reforço e bom CLTE.

EXP-ND127 é uma fibra híbrida acicular (em forma de agulha) da família Wollastonite. Em formulações de TPO, aumenta a rigidez e o fluxo, bem como a redução do peso. É recomendado tanto para componentes interiores quanto sob o capô.

E7542 é uma mica altamente delaminada e de alta razão de aspecto que fornece máxima rigidez e CLTE em TPOs, adequando-se a componentes sob o capô. “Quanto maior a razão de aspecto, melhor a distribuição”, observou Bolourchi. Ele acrescentou que ambos os minerais se encaixam bem com a tendência dos requisitos de impacto do TPO automotivo para aplicações exigentes de -22 a -40 F (-30 a -40 C).

Perguntas Sobre Poliolefinas? Visite a Zona de Poliolefinas.





#Materials #Innovations #Film #Molding #Automotive

Última atualização em 7 de setembro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Polímero Condutor para Eletrônicos de Resíduos Plásticos e Vegetais: Inovação Sustentável em Embalagens Inteligentes

Next Article

A Verdade por Trás da Vida Útil dos Materiais Brutos: O Que Você Precisa Saber!




Related Posts