Horta em reciclado, Circularidade e sustentabilidade em embalagens

horta em reciclado circularidade e sustentabilidade em embalagens.webp

Horta em reciclado

garrafas plásticas recicladas

Uma plantação sustentável construída com garrafas plásticas recicladas foi inaugurada em Porto Velho. De acordo com o Governo de Rondônia, o jardim visa destacar a importância da reciclagem plástica.

A princípio, a horta foi criada durante a Semana do Meio Ambiente, realizada pelo governo, por meio da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), e busca reutilizar materiais descartáveis.

Uma equipe de voluntários será responsável pela administração da plantação. O objetivo é promover o interesse pela agricultura urbana e a conscientização ambiental.

Segundo a administração do porto, parte dos alimentos cultivados se destinaram à comunidade local. Essa destinação “contribuirá para o acesso a alimentos frescos e nutritivos por parte daqueles que mais precisam”.

A iniciativa prevê o aproveitamento garrafas plásticas recicladas resultando em impactos positivos para o meio ambiente, além de obter alimentos que crescem em ambientes seguros e controlados.

Circularidade de embalagens

horta em reciclado circularidade e sustentabilidade em embalagens
Horta em reciclado, Circularidade e sustentabilidade em embalagens 8

Com o objetivo de reciclar polietileno linear de baixa densidade (LLDPE) e resíduos de polietileno de baixa densidade (LDPE) para embalagens flexíveis, a LMF Nord GmbH planeja construir uma usina de reciclagem mecânica no norte da Alemanha. No início de 2025, o setor deve começar a produzir seus primeiros produtos.

A princípio, as embalagens de plástico secundário, como película elástica ou retrátil, se aplicam principalmente para reter bens de consumo embalados e protegê-las durante o transporte e o armazenamento contra contaminação e danos. 

Apesar de seus requisitos de resistência e transparência, esse material continua difícil de reciclar em matérias-primas de alta qualidade que podem atender aos padrões da indústria de embalagens.

Yvonne van der Laan, vice-presidente executiva de soluções Circulares e de Baixo Carbono da LyondellBasell, disse que: “Esta Joint Venture fornecerá materiais reciclados LDPE e LLDPE e complementa nossa gama atual de produtos de CirculenRecover polietileno e polipropileno de alta densidade”.

Para ele, isso contribui para os esforços em reciclagem avançada e entrega para a estratégia central integrada. “Em que investimos a montante para fornecer matéria-prima de vários fluxos de resíduos plásticos. Com este conjunto completo e eficiente de soluções, continuamos a ser o parceiro preferido dos nossos clientes”.

Sobretudo, a expectativa é que a nova unidade de reciclagem produza 26.000 toneladas por ano de tipos reciclados de LDPE e LLDPE.

Com isso, a LyondellBasell comercializa por meio de sua família de produtos CirculenRecover para uso em várias aplicações, desde películas de estiramento até películas de colagem. 

Embalagens sustentáveis

horta em reciclado circularidade e sustentabilidade em embalagens
Horta em reciclado, Circularidade e sustentabilidade em embalagens 9

Uma das principais empresas brasileiras de filmes flexíveis, a Packseven, forneceu à Amstel, sétima maior marca de cerveja do mundo, embalagens mais sustentáveis.

Nesse sentido, a proteção plástica que reveste as latas da marca é feita com Shrink PCR, produzido com resinas pós-consumo recicladas. 

O CEO da Packseven, Kleber Avila, conta que este é o segundo case de sucesso no mercado cervejeiro com o modelo mais sustentável. “Fizemos a primeira experiência com a Devassa, produzida pelo Grupo Heineken, e agora ampliamos o sucesso com a Amstel. O Shrink utilizado possui personalização com as especificações necessárias de tamanho, espessura, transparência, encolhimento e impressão”.

Dessa forma, o conteúdo reciclado representa 30% do plástico utilizado nas embalagens da marca. 

Assim, o modelo utilizado conta com uma resina de alta performance feita de plástico reciclado pós-consumo, desenvolvida pelo Grupo Kapersul Waste Management (KWM).

Contudo, a resina PCR foi escolhida para acelerar a economia circular dos plásticos e colaborar com a atuação de cooperativas de reciclagem. 

Sobretudo, o processo de produção a partir disso é capaz de aumentar a vida útil e a reciclabilidade do material contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Última atualização em 3 de julho de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
1688395017 metas de reciclagem para o setor de embalagens

Metas de reciclagem para o setor de embalagens

Próximo Artigo
1688406123 braskem lanca solucoes de pvc reciclado para industria

Braskem lança soluções de PVC reciclado para indústria




Posts Relacionados