Desde representantes da cadeia de transformação plástica até integrantes das demais indústrias, a terceira edição da feira Plástico Brasil foi marcada por número recorde de visitantes. O evento, que aconteceu na São Paulo Expo, recebeu cerca de 51 mil pessoas.
Todo esse público se destinou a conhecer as tecnologias e soluções das mais de 800 marcas do Brasil e de mais 16 países presentes no evento.
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A princípio, essa foi a primeira edição da Plástico Brasil pós pandemia, o que exibe como o setor buscava eventos como estes para fomento e sinergia.
Além das expectativas
Sobretudo, a Plástico Brasil é uma iniciativa da ABIMAQ e da ABIQUIM. Na visão do presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso Dias Cardoso, a Plástico Brasil foi um sucesso de público, de visitação, e de mostra tecnológica.
Como destaca: “O público foi muito maior do que imaginávamos. O evento também teve uma excelente performance de vendas, com muitos negócios feitos aqui na feira”.
Segundo ele, a quantidade de visitantes do exterior e as vendas internacionais também tiveram um desempenho acima do esperado.
Na avaliação do presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior, o evento serviu como ferramenta da indústria para consolidar o material como estratégico para todos os segmentos econômicos.
Ele ressalta: “O plástico não faz parte do problema, plástico é a solução. A cadeia produtiva do plástico vem se aprimorando tecnologicamente ao longo dos anos”.
Isto é, para tornar a cada dia esse produto mais eficiente, mais leve e com propriedades mais específicas para atender às demandas globais de eficiência e sustentabilidade, acrescenta.
Conforme Paulucci, hoje é possível ter embalagens de menor espessura e que conservam os alimentos por mais tempo, graças aos avanços da indústria, com pesquisa e desenvolvimento,
Além disso, se consegue produzir plásticos mais resistentes com menor uso de energia e consumo reduzido de água, por exemplo.
Para ele, toda essa inovação é o que as 800 marcas que trouxemos para a Plástico Brasil 2023 mostraram ao mercado. “O resultado foi o grande volume de negócios efetivados neste evento”, finaliza o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ.
Expansão do evento
Para a show director da Plástico Brasil, Liliane Bortoluci, a Plástico Brasil fechou a edição 2023 com chave de ouro.
Segundo ela, houve um grupo de empresas realmente comprometidas em dar destaque à diversidade do plástico como insumo e como produto final.
Foram demonstrados na prática, no pavilhão, ciclos industriais completos que evidenciaram o comprometimento da indústria com a economia circular e com a reciclabilidade, completou.
Dessa forma, o resultado dessa aproximação entre oferta de inovação e tecnologia e a demanda latente do setor foi um intenso volume de vendas.
Exemplo disso, mais de 80% dos expositores negociaram equipamentos.
A princípio, a próxima edição do evento é de 24 a 28 de março de 2025 e já teve a área de exposição ampliada.
Bortoluci comemora: “O evento, em 2025, ocupará cinco pavilhões, um a mais que os quatro ocupados este ano. A procura por estandes começou ainda durante o evento”.
E segue finalizando afirmando que: “Em 2025 ampliaremos também a presença de empresas de outros países, com novos pavilhões internacionais, além de Áustria, China, Índia e Itália”.
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Última atualização em 20 de abril de 2023