Executivos da FriGol debatem o papel da automação e das tecnologias sustentáveis no setor frigorífico durante a TecnoCarne.

Especialistas destacam a importância da automação sustentável no setor de frigoríficos

No painel “A reumanização na corrida pela automação eficiente”, especialistas do setor de frigoríficos ressaltam a aplicação de tecnologias sustentáveis para potencializar a produção.

Automação e produção em grande escala

Orlando Negrão, Diretor de Operações da FriGol, destacou durante sua participação no evento a importância de trazer a automação para as fábricas e explorar as oportunidades de produção em grande escala. Ele ressaltou a necessidade de encontrar caminhos para redirecionar o uso da tecnologia e implantá-la em vários pontos de processos. Nos últimos anos, a FriGol tem investido em diversas tecnologias para tornar a produção mais eficiente, sustentável e transparente, e o executivo compartilhou essa experiência e os desafios encontrados.

Tecnologias voltadas ao controle de produção

Segundo Negrão, a maioria das plantas no Brasil ainda não está preparada para receber tecnologias de robotização devido ao espaço físico e ao fluxo de produção. No entanto, as tecnologias voltadas ao controle de produção e à busca da eficiência operacional são essenciais. A inteligência artificial está cada vez mais avançada e possibilita aperfeiçoar os processos. No entanto, é necessária uma melhoria nos detalhes das ferramentas utilizadas atualmente, pois as máquinas e equipamentos implementadas ainda não são rápidos e produtivos o suficiente. Além disso, essas tecnologias são em sua maioria utilizadas para auxiliar na ergonomia, segurança e regulações.

Gestão e cultura focadas no aprendizado constante

Fernando Carneiro, Gerente-Executivo de Gente & Cultura da FriGol, complementou a palestra ressaltando a importância de desenvolver uma gestão e cultura focadas no aprendizado e evolução constantes. Ele enfatizou que os líderes de hoje precisam compreender a complexidade de liderar pessoas não apenas do ponto de vista técnico e de processos, mas também emocionalmente. Para ele, é fundamental implementar uma jornada de cultura que valorize o aprendizado, o feedback constante e a abertura à mudança.

Reinvenção e diversidade como estratégias

Carneiro ainda explicou que a FriGol está colocando em prática a capacidade de se reinventar, buscando maneiras mais ágeis de realizar as atividades e evitando a zona de conforto. Ele ressaltou a importância do papel da diversidade e da inclusão como estratégica não apenas do ponto de vista social, mas também de soluções e negócios dentro da empresa. Segundo ele, é preciso desenvolver a capacidade de desaprender para reaprender novamente, dada a velocidade das mudanças atuais. A reinvenção e a agregação de valor são essenciais em um mundo cada vez mais digital.

Frigorífico 5.0: a tecnologia no agronegócio

A palestra fez parte do fórum “Frigorífico 5.0”, que abordou a tecnologia no mundo do agronegócio. Durante o debate, os participantes ressaltaram que a chegada da inteligência artificial no setor representou um avanço tecnológico, mas não significou a exclusão dos postos de trabalho, visto que o setor sempre demandará mão de obra.

#Executivos #FriGol #discutem #papel #automação #tecnologias #sustentáveis #setor #frigorífico #durante #TecnoCarne

Última atualização em 25 de agosto de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Adirplast e suas empresas associadas firmam código de ética e reafirmam seu compromisso com relações comerciais transparentes.

Next Article

Carne de frango perde competitividade frente à suína, mas continua a superar a bovina.




Related Posts