Aumento das exportações mundiais de carne bovina em 2024, de acordo com especialistas
Revisão das projeções de exportação
Especialistas realizaram uma revisão das projeções de exportação mundial de carne bovina para os anos de 2023 e 2024, baseando-se nos dados fornecidos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Essa revisão apontou um cenário de expectativa de aumento nas exportações, especialmente para o próximo ano.
Exportações de carne bovina global
Conforme os números divulgados pelo USDA e apresentados na tabela abaixo, as exportações de carne bovina são detalhadas em milhões de toneladas equivalentes de carcaça. Esses dados abrangem o período de 2019 até as projeções para 2024, realizadas em outubro de 2023.
Expectativa de aumento em 2024
De acordo com os especialistas, a previsão é de que as exportações mundiais de carne bovina experimentem um crescimento em 2024, alcançando 11,91 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Isso representa um aumento de 1,49% em relação à expectativa para 2023, que é de 11,74 milhões de toneladas. No entanto, é importante ressaltar que, apesar desse crescimento projetado, esse valor ainda estará abaixo do recorde atingido em 2022, quando as exportações mundiais de carne bovina chegaram a 12,03 milhões de toneladas.
Principais países exportadores
Brasil: destaque nas exportações
O Brasil deverá continuar sendo o destaque nas exportações de carne bovina em 2024, com uma projeção de 2,85 milhões de toneladas em equivalente carcaça, representando um crescimento em relação a 2023. Caso esses números se confirmem, a exportação de carne bovina brasileira terá acumulado um aumento de 23,16% em comparação aos valores registrados em 2019, quando foram exportadas 2,31 milhões de toneladas.
Austrália: crescimento consolidado
A Austrália também é esperada para observar um crescimento nas exportações em 2024, atingindo um total de 1,60 milhões de toneladas em equivalente carcaça. Com isso, o país consolidará sua posição como o segundo maior exportador global, ficando à frente da Índia (1,46 milhões de toneladas) e dos Estados Unidos (1,29 milhões de toneladas).
Estados Unidos: queda nas exportações
Por outro lado, os Estados Unidos enfrentarão uma queda nas exportações de carne bovina para o mercado internacional pelo segundo ano consecutivo em 2024. Estima-se que esse país atingirá um dos patamares mais baixos dos últimos anos.
Fonte – Pensar Agro
#Especialistas #atualizam #projeções #exportação #mundial #carne #bovina #paraÚltima atualização em 13 de novembro de 2023