Escritórios Sustentáveis da JBS regularizam 8 mil fazendas e aumentam em 57% o suporte aos produtores rurais

Aumento do Programa dos Escritórios Verdes da JBS para 50% de Suporte às Fazendas em 2024

O programa dos Escritórios Verdes da JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, alcançou a marca de 8 mil regularizações socioambientais de fazendas no Brasil. Somente em 2023, a iniciativa contabilizou um total de 4 mil regularizações de fazendas e atingiu o marco de 2.300 hectares direcionados para recomposição florestal. Para este ano, a meta da empresa é alcançar 12 mil regularizações e priorizar o atendimento ao pequeno produtor. 

Priorizando o Atendimento ao Pequeno Produtor

Entre as 8 mil regularizações realizadas, 47% são de pequenas propriedades. Visando apoiar principalmente os pequenos produtores para além da solução de passivos ambientais, no fim do ano passado a JBS lançou os Escritórios Verdes 2.0. 

Aumento da Produtividade e Sustentabilidade

“A tecnologia aumenta a produtividade, a renda e torna a produção mais sustentável”, afirma Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil. “Com os Escritórios Verdes 2.0, ofereceremos ferramentas para que o produtor tenha acesso a práticas e técnicas de produção regenerativa e sistemas agroflorestais integrados”, completa.

Estratégia de Enfrentamento ao Desmatamento

Segundo a executiva, a Companhia adotou uma estratégia de enfrentamento ao problema do desmatamento que vai além do bloqueio dos produtores que não estão em conformidade com a política de compras da empresa. “Entendemos que esta questão setorial relacionada ao desmatamento só terá uma solução se atuarmos de forma conjunta com os pecuaristas e pequenos produtores, oferecendo soluções efetivas e promovendo a assistência técnica para aqueles que desejam fazer a regularização. E os resultados que estamos alcançando nos Escritórios Verdes comprovam que se trata de uma estratégia acertada”, afirma. 

Resultados dos Escritórios Verdes

A executiva explica que, em cerca de três anos de existência dos Escritórios Verdes, já foram efetuados mais de 22 mil atendimentos a produtores rurais, sendo que 9 mil aconteceram só em 2023, representando um crescimento de 57% quando comparado ao ano anterior. 

Monitoramento e Bloqueio Imediato

Atualmente, a JBS monitora diariamente mais de 70 mil potenciais fazendas fornecedoras de gado. Quando uma propriedade é identificada com qualquer tipo de não-conformidade com os critérios socioambientais da Política de Compras Responsáveis da JBS, há o bloqueio imediato no sistema de compras da companhia. Neste momento, o trabalho dos Escritórios Verdes oferece apoio para compreender e apoiar aqueles produtores que queiram percorrer o caminho da sustentabilidade rumo à regularização das suas áreas.

Expansão dos Escritórios Verdes

O programa teve início com escritórios nos estados do Pará, Rondônia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir do amadurecimento da iniciativa e do aumento da demanda por parte dos produtores, o programa foi expandido, chegando ao Acre e ao Tocantins. 

#Escritórios #Verdes #JBS #regularizam #mil #fazendas #ampliam #atendimento #produtores #rurais

Última atualização em 20 de fevereiro de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Chegada ao consumidor de carnes com certificação de redução na emissão de gases de efeito estufa na pecuária

Next Article

Indústria de Embalagens Flexíveis do Brasil registra crescimento de 7,1% no terceiro trimestre de 2023




Related Posts