Embalagem de PET PCR
A Fazenda Futuro, uma foodtech voltada à produção de carne à base de plantas, anunciou o projeto “Pack 2.0”. A iniciativa visa trocar as embalagens atuais da marca para um material totalmente reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação grau 1.
A princípio, o objetivo é priorizar o uso desse tipo de material, seguindo de acordo o calendário de sustentabilidade que será lançado pela companhia.
Desse modo, a nova bandeja da embalagem se produz por um rolo de filme PET PCR (material feito de plástico reciclado). Fornecedores certificados em FSC (Forest Stewardship Council) produzirão as cintas de papel cartão e também as caixas de embarque.
As novas embalagens são feitas com quantia menor de matéria-prima, 27% a menos de plástico e 15% menos de cartão. Sobretudo, essa mudança também causa impacto no transporte, que fica mais sustentável, já que o espaço é otimizado dentro de cada caixa de embarque.
Mari Tunis, diretora de marketing da Fazenda Futuro, destaca que: “Essa iniciativa só reforça, mais uma vez, que escutamos nossos consumidores e conseguimos entregar o que eles sempre pediram. O processo foi um pouco demorado devido a diversos fatores, mas fizemos e entregamos a melhor solução para a melhoria das nossas embalagens, que ainda não está 100%, mas chegaremos lá com certeza”.
Além dessas atualizações, a Fazenda Futuro também confirmou que irá iniciar o projeto de inventário de carbono de toda a operação da companhia.
Móveis de reciclado
A EcoBirdy, uma empresa dedicada a fabricar móveis para crianças a partir do material obtido através de brinquedos que são descartados, deve reciclar mais de 250.000 kg de plástico descartado.
Isso porque, a ideia da empresa, lançada em janeiro de 2018, é de procurar reciclar o máximo possível os brinquedos do material.
Joris Vanbriel e Vanessa Yuan, criadores da marca, querem arrecadar cerca de 250.000 kg de brinquedos de plástico para reciclar e transformá-los em cadeiras, mesas, candeeiros e todo o tipo de mobiliário infantil.
Assim, os brinquedos descartados voltam para as crianças, mas de uma forma útil e mais amiga do ambiente.
A princípio, o plástico recolhido dos brinquedos passa por um processo de descontaminação que permite obter um material livre de químicos. Dessa forma, a marca garante aos clientes um produto “100% seguro”.
Soluções para reciclagem
Com foco no consumo sustentável, a Ecoboxes, desenvolveu um ciclo Eco Sustentável de produtos utilizando plástico virgem e reciclado como matéria-prima.
Além disso, a empresa também desenvolve outras iniciativas que visam a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras, como a criação de embalagens plásticas zero carbono.
Denise Beck Cardoso, coordenadora comercial e de marketing da Ecoboxes, explica que: “A Ecoboxes se compromete em ajudar nossos clientes em sua jornada rumo à emissão zero. Nosso foco nas soluções avançadas para reciclagem de plásticos é um passo significativo em direção a esse objetivo”.
Sobretudo, a Ecoboxes vem se destacando como pioneira na produção de caixas e paletes com zero carbono.
Isso porque, a empresa se utiliza de um material UBQ, que é um aditivo termoplástico 100% de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano. Isto é, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para produzir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.
Nesta ação sustentável, a empresa já economizou o equivalente a mais de 240.000 kg de emissões de GEE – que corresponde ao sequestro anual de carbono de 18 mil árvores.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 6 de março de 2023