a 48ª edição anual do Prêmio de Inovação Automotiva foi celebrado pela divisão automotiva do SPE em sua gala em Livonia, Michigan, com o anúncio dos vencedores das nove categorias deste ano, incluindo a recém-adicionada categoria de ‘manufatura aditiva’. Para este editor, foi mais uma vez uma honra ser um dos juízes participantes deste evento bem reconhecido.
O Programa de Prêmios de Inovação Automotiva do SPE é a competição mais antiga e maior do tipo globalmente. Dezenas de equipes compostas por OEMs, fornecedores de nível e produtores de polímeros submetem nomeações descrevendo seu componente, sistema ou veículo completo e por que ele merece a alegação de Uso Mais Inovador de Plásticos do Ano. Este evento normalmente atrai mais de 700 engenheiros de OEM, executivos da indústria automotiva e de plásticos, e mídia. Os fundos arrecadados com este evento são usados para apoiar os esforços educacionais e seminários técnicos do SPE, que ajudam a educar e garantir o papel dos plásticos no avanço do automóvel.
Aqui está uma breve visão dos nove vencedores, começando com o prêmio principal—também o vencedor da categoria Powertrain. Em blogs futuros, destacarei alguns dos outros concorrentes nas várias categorias que definitivamente merecem atenção.
Vencedor do Prêmio Principal e Categoria Powertrain — Sistema de Geração de Vácuo para Assistência de Freio
O acionamento da válvula de abertura/fechamento é realizado através de dois sistemas de resina complementares que atuam em conjunto para proporcionar um desempenho crítico sem “stick-slip” e sem desgaste mensurável após 2.500.000 ciclos de teste quente/frio. A moldagem por injeção permite tolerâncias muito próximas dos detalhes críticos necessários para o desempenho total do sistema. Economias de peso de 40% e de custo de 25% em relação aos sistemas de bomba atuais foram alcançadas.
OEM Make & Model: 2017 Ford Motor Co. Ford F-150 pickup
Tier Supplier/Processor: Dayco Products/MacLean-Fogg, Engineered Plastics Co.
Material Supplier/Toolmaker: DuPont Automotive/Kaid Tool & Die
Material/Process: Delrin 73M30 POM+PTFE, Minion 520MP PA6/injection molding
Manufatura Aditiva — Dispositivo de Alinhamento de Janelas
Este dispositivo aditivo foi 30% mais leve e mais barato de produzir em comparação com um dispositivo soldado tradicional. Além disso, foi muito mais rápido de fabricar—apenas 50 horas para construir o dispositivo integrado com alças e suportes de montagem. A ergonomia foi significativamente melhorada. O dispositivo de plástico permite um manuseio mais fácil e evitou a necessidade de um auxílio de elevação.
OEM Make & Model: 2017 Ford Motor Co. Mustang Convertible sports car
Tier Supplier/Processor: Stratasys/Stratasys
Material Supplier/Toolmaker: Stratasys/Stratasys Direct Manufacturing
Material/Process: PA 12 35% short carbon fiber/ Fused Deposition Modeling (FDM)
Exterior do Corpo — Portão Traseiro Termoplástico
Substituir um portão traseiro de aço por um novo design termoplástico permitiu uma redução de 28% na massa e uma economia de 50% no investimento em ferramental e capital através da integração de peças e eficiência de manufatura. Um uso pioneiro de soldagem infravermelha conformável atrás da superfície de classe A aumentou o desempenho estrutural e dimensional e permitiu um processamento mais rápido.
OEM Make & Model: 2019 Fiat Chrysler Automobiles Jeep Cherokee SUV
Tier Supplier/Processor: Magna International Inc./Magna Exteriors Belvidere
Material Supplier/Toolmaker: Trinseo & LyondellBasell /Tycos Tool & Die
Material/Process: DLGF 9411 & Hifax TYC TPO/injection molding
Interior do Corpo — Reforço Pélvico Modular Integrado
Essa aplicação combina dois designs únicos de reforço de impacto lateral para atender aos requisitos para ocupantes de 5º e 50º percentis. Integrá-los na bolsa de mapa resultou em economias de custo de ferramentas estimadas em $100.000. Houve uma economia adicional de $100.000 em tempo de teste e uma evitação de custo de $8 por veículo se reforços adicionais fossem usados. Uma economia de peso aproximada de 10% foi alcançada.
OEM Make & Model: 2018 Ford Motor Co. Lincoln Navigator SUV
Tier Supplier/Processor: Faurecia Interior Systems/Faurecia Interior Systems
Material Supplier/Toolmaker: LyondellBassell/Roush Tooling
Material/Process: Profax SG702 PP/injection molding
Chassi/Hardware — Porca de Compósito Auto-roscante de Alta Resistência
Esta porca de compósito possui propriedades auto-regenerativas que lhe permitem manter torque e carga de fixação suficientes mesmo após ser despojada, ao contrário da porca de metal que ela substitui. A economia de massa total é de 8g por local x 121 locais, para uma economia total de massa do veículo de 2,1 lb, específica para o Chrysler Pacifica. A economia estimada por veículo é de $3,25.
OEM Make & Model: 2016 Fiat Chrysler Automóveis Chrysler—Pacifica minivan
Tier Supplier/Processor: ITW Deltar Fasteners/ITW Deltar Fasteners
Material Supplier/Toolmaker: Asahi Kasei Plastics/Maple Mold
Material/Process: Leona 90G55 PA66/injection molding
Ambiental — Compostos Híbridos Sustentáveis
Esta é uma aplicação pioneira de compósitos que combina fibra de árvore (celulose) com fibra de vidro longa (LGF) em uma matriz de polipropileno (PP) para substituir PP preenchido com fibra de vidro curta de 35%. Uma economia de peso de 24% e uma economia de custo de 13% foram realizadas. Uma economia total de $2 milhões resultou da redução do peso e redução dos tempos de ciclo em 20% a 40%.
OEM Make & Model: 2018 Ford Motor Co. Lincoln Continental luxury sedan
Tier Supplier/Processor: Summit Polymers/Summit Polymers
Material Supplier/Toolmaker: Celanese & International Paper/Summit Polymers
Material/Process: THRIVE & Celstran PP+HC (CF/LGF) PP/RPP/melt compounding followed by injection molding
Materiais — Compostos de Blindagem EMI para Cobertura de Alta Tensão
Novos materiais de compósito plástico condutivo para blindagem EMI (Interferência Eletromagnética) foram desenvolvidos para coberturas superiores de caixa de junção de alta tensão. O material substitui coberturas de alumínio fundido convencionais para redução de peso e custos de fabricação.
OEM Make & Model: 2019 Hyundai Motor Co. Hyundai Nexo SUV
Tier Supplier/Processor: Yura Corporation/Yura Corporation
Material Supplier/Toolmaker: Hanwha Compound/Hyundai Motor Co.
Material/Process: Hanwha Compound ESM-204B PA6/injection molding
Processo/Montagem/Tecnologias Facilitadoras — Suporte Integrado de Pneu, Camerara Traseira e Assembléia de Luz de Freio
Esta tecnologia de compósito híbrido utiliza moldagem por injeção de magnésio para maior resistência estrutural com peso reduzido e moldagem por sobreposição de polímero para melhor resistência a impactos e corrosão. Uma economia de peso de 60% é alcançada em comparação com estamparia de metal e uma economia de peso de 20% em comparação com métodos de processamento de fundição.
OEM Make & Model: 2018 Fiat Chrysler Automobiles Jeep Wrangler SUV
Tier Supplier/Processor: TMD-Grammer AG Group/Leggera Technologies
Material Supplier/Toolmaker: DuPont/Leggera Technologies
Material/Process: Zytel ST 801 AW PA66/injection molding
Segurança — Design de Mecanismo de Travamento para Impacto Lateral
Este mecanismo de travamento melhora o desempenho do acabamento da porta durante impactos laterais, evitando a fratura ou separação de componentes que poderiam causar bordas afiadas. Este design pendente de patente proporciona forte fixação, absorção de força e alta resistência ao impacto entre dois componentes durante o impacto lateral.
OEM Make & Model: 2019 Ford Motor Co. Ford Transit Connect van
Tier Supplier/Processor: Faurecia Interior Systems/Thermolympic SL
Material Supplier/Toolmaker: Trinseo/Meymol SL
Material/Process: Magnum 3325MT ABS/injection molding
#Firsts #Characterize #Winners #SPE #Auto #Innovation #Awards
Última atualização em 11 de agosto de 2024