Comparado a abril de 2022, os Serviços e Bens Não Duráveis apresentaram variações positivas, diferentemente dos Bens Duráveis e Semiduráveis.

 

 

As vendas no Varejo em abril de 2023 cresceram 1,7%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista.

Macrossetor de Serviços cresceu 3,8%

O macrossetor de Serviços cresceu 3,8%, puxado pelo segmento de Recreação e Lazer.

Bens Não Duráveis apresentou alta de 3,1%

Já Bens Não Duráveis, que apresentou alta de 3,1%, foi impactado positivamente pelo segmento de Drogarias e Farmácias.

Bens Duráveis e Semiduráveis registraram queda nas vendas

O único macrossetor que apresentou queda nas vendas, de 3,3%, foi Bens Duráveis e Semiduráveis, afetado principalmente pelo segmento de Materiais para Construção.

Desaceleração do Varejo em abril

Houve desaceleração do Varejo em abril, uma vez que em março o aumento das vendas foi de 7,3%. Segundo o vice-presidente de produtos e tecnologia da Cielo, Carlos Alves, três feriados prolongados (Páscoa, Tiradentes e os dias que antecederam o 1º de Maio) reduziram a atividade comercial. “Afetaram especialmente o desempenho do macrossetor de Bens Duráveis e Semiduráveis. No entanto, é possível deduzir que o macrossetor de Serviços tenha capturado benefícios pontuais, como no segmento de Recreação e Lazer, que cresceu 12,6%”, diz.

Resultados por região brasileira

De acordo com o ICVA nominal, os resultados de cada região brasileira em abril foram:

  • Sul (+2,4%)
  • Sudeste (+2,1%)
  • Norte (+1,5%)
  • Centro Oeste (+0,4%)
  • Nordeste (+0,3%)

O que é o ICVA

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Fonte: Assessoria de Imprensa ICVA

#relação #abril #Serviços #Bens #Não #Duráveis #registraram #variações #positivas #contrário #Bens #Duráveis #Semiduráveis

Última atualização em 24 de agosto de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Maturatta, 1953 e Black Friboi trazem uma seleção de cortes bovinos especiais no Festival Internacional de Churrascada Brazil Barbecue

Next Article

Positivo lança o grande smartphone Infinix Note 30 5G em 2023




Related Posts