Redução do uso de plástico: Um desafio para as empresas
O plástico é uma matéria-prima amplamente utilizada em diversas indústrias ao redor do mundo devido às suas características de baixo custo, facilidade de produção e versatilidade. No entanto, seu uso excessivo tem gerado preocupações ambientais e levado empresas a buscar alternativas mais sustentáveis.
Uma das estratégias adotadas por produtores e consumidores é a redução do plástico de uso único, como copos descartáveis e embalagens de alimentos para consumo imediato, que representam 70% da produção mundial de plástico. Além disso, aumentar os percentuais de reciclagem também tem sido uma meta importante.
Ação da Unilever na redução do plástico
A Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, estabeleceu a meta global de diminuir em 50% o uso de plástico virgem. Para isso, a empresa busca utilizar 25% de plástico reciclado em suas embalagens até 2025.
Para atingir essa meta, a Unilever tem trabalhado em parceria com sua cadeia fornecedora, buscando inovação e incorporação de novos materiais. Além disso, a empresa tem reduzido o volume de plástico utilizado e investido em embalagens mais econômicas, sem comprometer a qualidade dos produtos.
A contribuição da GetNet na reciclagem de máquinas POS
A GetNet, empresa de soluções de pagamento, adotou uma estratégia de reciclagem das máquinas POS (Point of Sale) que são utilizadas em estabelecimentos comerciais. A empresa adquiriu a Mobyan, uma empresa de logística especializada na reciclagem dessas máquinas.
Cerca de 70% a 80% da composição das máquinas POS é plástico. Com a aquisição da Mobyan, a GetNet passou a utilizar insumos reciclados em 85% de suas máquinas. Além disso, a empresa estabeleceu como requisito que as máquinas POS sustentáveis sejam utilizadas a partir de 2025.
Falta de estrutura para a logística reversa do plástico
No entanto, um dos principais desafios na redução do uso de plástico e aumento da reciclagem é a falta de estrutura para a logística reversa no Brasil. Enquanto o valor do quilo de alumínio é atrativo para os catadores, o plástico apresenta um baixo valor de mercado.
É necessário investir em infraestrutura e incentivar os coletores a retirar o plástico do meio ambiente. A empresa Plastic Bank, por exemplo, trabalha com 5 mil catadores cadastrados em diferentes estados brasileiros, oferecendo subsídio e parcerias com empresas privadas para aumentar a reciclagem do plástico.
A redução do uso de plástico é um desafio para as empresas. No entanto, com a conscientização e o investimento em alternativas mais sustentáveis, é possível encontrar soluções viáveis para garantir o desenvolvimento econômico e preservar o meio ambiente.
#Como #indústria #tem #atuado #para #tornar #mais #sustentávelÚltima atualização em 23 de outubro de 2023