A Indústria 4.0 está transformando fábricas convencionais em inteligentes e, assim, criando e estabelecendo novas unidades. Tudo isso, graças às diversas tecnologias desta quarta evolução, como a Robótica, Inteligência Artificial, Big Data, nuvem e monitoramento remoto.
Com a aderência desse novo modelo de operação, há redução de emissões de CO₂ e da produção de resíduos. Por isso, quando as empresas passam a integrar a indústria 4.0, é necessário que utilizem as matérias-primas de forma mais racional, gerem menor quantidade de resíduos e implementem medidas de reuso e reciclagem.
Leia mais:
Ou seja, para uma indústria ou fábrica se tornar 4.0, ela deve ter consigo tecnologia e inteligência.
Adotando os princípios de sustentabilidade, buscando o lucro e crescimento sem deixar de prezar pela conservação do meio ambiente e da sociedade.
Soluções para problemas da indústria convencional
Atualmente, muitos problemas das indústrias convencionais se solucionam com a implantação dos métodos da indústria 4.0.
Isso porque, alguns dos benefícios para as operações de uma empresa são: Diagnóstico em tempo real, economia de matéria-prima, economia de energia, reaproveitamento de resíduos e redução de custos.
No diagnóstico, é usado o sistema de monitoramento eletrônico, que possibilita identificar quando há algum problema. Uma vez que, os sensores conseguem detectar as possíveis falhas.
Na indústria 4.0, alguns sistemas permitem a programação de produção e a análise precisa de material necessário para fabricar o produto.
Dessa forma, a quantidade de matéria-prima estocada é reduzida e são realizados novos pedidos apenas quando necessário. O resultado é a minimização do desperdício e também da necessidade de transporte, beneficiando o meio ambiente.
Maior economia de energia
A princípio, a economia de energia se faz de diversas formas na indústria 4.0. Isto é, mesmo que haja uma automação dos processos por meio de robôs que utilizam energia elétrica, eles consomem energia apenas quando precisam operar.
Nas fábricas inteligentes, as luzes são complementadas com iluminação natural, além de serem ligadas e desligadas automaticamente.
Para isso, os sistemas de iluminação identificam quando é necessário complementar a luz solar dos ambientes com a luz artificial.
Bem como, verificam em que intensidade essa luz deve estar, uma vez que, em dias nublados e durante a noite são necessárias luzes mais intensas e em maior quantidade.
Reaproveitamento de resíduos e redução de custos
Na indústria 4.0, o máximo possível é se fabricar com material biodegradável e o que não é orgânico, como equipamentos eletrônicos, por exemplo, é planejado de modo que suas peças possam retornar às fábricas para se transformar em matérias-primas para novos produtos.
Além disso, o modelo reduz a emissão de poluentes tóxicos na atmosfera, tais ações ainda conseguem reduzir a quantidade de lixo gerada, criando um processo produtivo verdadeiramente sustentável.
Esses benefícios possuem como consequência, além da sustentabilidade, uma clara redução de custos.
Um exemplo disso se apresentou no levantamento feito pela McKinsey em 2015, que indica que haverá uma redução nos custos com manutenção entre 10% a 40%; no consumo de energia a margem é de 10% a 20%; enquanto a produtividade do trabalho aumentará em 10% a 25%.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 21 de junho de 2023