Como a cadeia alimentar contribui para a reciclagem do plástico

O crescimento da reciclagem de plástico no Brasil

A indústria tem investido cada vez mais na reciclagem do plástico, visando impulsionar a circularidade desse material no comércio. A aprovação do Projeto de Lei nº 4.035/2021, que isenta a cadeia de reciclagem do PIS e Cofins na venda de insumos às indústrias, trouxe otimismo ao setor, pois favorecerá a reciclagem de conteúdos e o avanço da circularidade. Segundo a ABIPLAST, a reciclagem de embalagens plásticas cresceu 14,7% em 2021, alcançando 1,07 milhão de toneladas, o que representa 23,4% do total de embalagens plásticas pós-consumo produzidas no país.

O desafio da indústria de alimentos

Enquanto algumas indústrias já utilizam plástico reciclado em suas embalagens, como eletrônicos, beleza e varejo, a indústria de alimentos ainda enfrenta obstáculos nesse sentido. No Brasil, temos a utilização do poliéster pós-consumo, conhecido como PET – PCR, que já pode ser encontrado em embalagens termoformadas, por exemplo. No entanto, é necessário desenvolver mais soluções para o uso de plástico reciclado nas embalagens desse setor.

A importância das tecnologias de reciclagem avançada

A indústria de alimentos tem investido em tecnologias de reciclagem avançada e recuperação, que transformam plásticos usados em novos produtos, evitando a dependência de recursos virgens. A reciclagem avançada, como a reciclagem química, permite extrair valor dos plásticos usados, convertendo-os em blocos de construção originais, especialidades químicas e outros produtos valiosos. Essas tecnologias auxiliam na redução de resíduos enviados para aterros e contribuem para a criação de uma ampla variedade de produtos comercializáveis.

O impacto econômico e geração de empregos

Além dos benefícios ambientais, as instalações avançadas de reciclagem e recuperação podem ter um impacto significativo na produção econômica e na geração de empregos. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se que mais de 150 novas instalações de reciclagem avançada poderiam ser criadas, resultando em 48.500 empregos. No Brasil, investimentos nesse setor também poderiam impulsionar a reciclagem informal e gerar novas oportunidades de emprego.

A indústria de alimentos tem um papel fundamental nesse cenário, pois, com o uso de tecnologias e uma estrutura regulatória adequada, poderá adotar soluções de embalagens mais inovadoras, sustentáveis e seguras. Isso contribuirá para que a meta de reciclagem de embalagens plásticas seja alcançada e superada a cada ano.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

#Como #cadeia #alimentos #colabora #para #reciclagem #plástico

Última atualização em 26 de outubro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Abiquim e Abiplast alertam para o Projeto de Lei que tem o potencial de gerar um alto índice de desemprego na indústria do plástico.

Next Article

Jovem maranhense encontra oportunidades na suinocultura




Related Posts