Celular de plástico reciclado
A Samsung pretende aumentar cada vez mais a presença de materiais reciclados em seus dispositivos. No Galaxy S22 e S23, ela já utiliza plástico proveniente do oceano e PET 80% reciclado, além de vidro 22% reciclado.
A princípio, a pauta da sustentabilidade faz parte do modelo de negócio da empresa há algum tempo, e já se mostra presente nos estandes de todos os seus lançamentos.
No entanto, a grande intenção divulgada pela Samsung é que, no futuro, a empresa pretende utilizar plástico 100% reciclado em seus componentes.
Park Sung-sun, vice-presidente executivo e chefe da equipe de pesquisa e desenvolvimento mecânico da Samsung MX, destacou que: “Você pode questionar o impacto que nossa campanha pode ter no meio ambiente da Terra, mas é uma quantia considerável, considerando o vasto portfólio de produtos da Samsung. Achamos que pode ter reverberações pequenas, mas significativas para cada cliente.”
No caso do Galaxy S23, se utilizou plástico reciclado para 12 componentes internos, acima dos seis componentes da série Galaxy S22. De acordo com a empresa sul-coreana, esse tipo de iniciativa pode ajudar a reduzir 15 toneladas de redes de pesca descartadas dos oceanos até o final de 2023.
Sobretudo, a Park Sung-sun também afirmou que a Samsung está trabalhando com outras marcas e parceiros para aumentar a reciclagem de materiais raros, como ouro e cobalto.
Embalagem de plástico reciclado
Quem comprar os packs da cerveja Devassa, produzida pelo Grupo Heineken, vai levar para casa bebidas embaladas com um shrink de filme plástico produzido com resina pós-consumo (PCR).
Essa parceria entre a cervejaria e duas grandes empresas nacionais permitiu o desenvolvimento de uma resina específica para a fabricação dessas embalagens flexíveis, resistentes e altamente sustentáveis.
Isso porque, o KWM (Grupo Kapersul Waste Management), que atua nacionalmente com gerenciamento de resíduos, logística reversa e economia circular, desenvolveu a linha de resinas uPCR, a partir do plástico que coleta em suas operações.
A princípio, o uPCR pode substituir com segurança a resina virgem em uma gama variada de produtos. No caso do shrink da Devassa, o conteúdo reciclado representa 30% do plástico usado.
Alessandro Gonçalves, gerente comercial da Plaskaper da KWM, explica que: “Metade dos resíduos vêm de cooperativas, tratando-se assim de pós-consumo residencial que deixa de ir para o aterro. A outra parcela é de resíduo pós-consumo industrial, resultado do próprio processo de gestão de resíduos do Grupo KWM”.
De acordo com ele, a origem do material é rastreada, assim comprovando-se ser um pós-consumo industrial e comercial legítimo.
Incentivo a reciclagem
Com a Retorna Machine, máquina recicladora fruto da parceria entre Ambev e a Triciclo, que faz parte do grupo Ambipar, as embalagens podem ser trocadas por recargas em vale-transporte e celular pré-pago, bônus na fatura da energia elétrica ou desconto em livrarias.
Para participar, é preciso fazer uma conta gratuitamente pelo site ou aplicativo da Triciclo para Android e iOS. Depois disso, é só se dirigir ao ecoponto mais próximo e depositar sua embalagem ou material reciclado.
Dessa forma, cada tipo de material gera tricoins – que se utiliza na troca. Adicione as tricoins diretamente na sua conta Triciclo e converta em créditos.
Sobretudo, a Retorna Machine recebe todos os tipos de materiais recicláveis como alumínio, aço, embalagens longa vida, plástico e vidro.
A pricnípio, o programa conta com 138 ecopontos espalhados por várias cidades brasileiras.
As máquinas estão instaladas nos terminais metropolitanos como Jabaquara, Diadema, Piraporinha, São Bernardo do Campo.
Bem como, São Mateus e Santo André Oeste, no Corredor ABD, gerenciado pela EMTU, em estações da da Linha 4 – Amarela e da Linha 5 – Lilás do metrô, operadas pela ViaQuatro. Mais detalhes sobre os locais dos ecopontos podem ser conferidos no site.
Os números estão crescendo: o programa conta com 128.437 usuários cadastrados. Mais de 9.836.421 embalagens e 74.621.30 materiais foram recolhidos.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 7 de março de 2023