Sendo a BASF pela quarta vez consecutiva a primeira colocada em sua categoria no ranking elaborado pela 100 Open Startups, ficou evidente que a
empresa permanece em primeiro lugar em termos de parcerias estabelecidas com as startups.
O Ranking de Inovação Aberta
O TOP Open Corps é uma lista que analisa e premia as empresas que se destacam em inovação aberta. Esse ano, o cálculo demonstrou que, no setor de Indústria Química, as empresas classificadas no top 100 mantiveram 69% dos relacionamentos com as startups. No total, ficou evidenciado que apenas nesse ramo, as empresas estabeleceram 715 relacionamentos de negócios com 389 startups no último ano. Sendo assim, o CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani aponta o impacto direto em benefícios, tanto para as corporações quanto para as startups, pois o crescimento atingiu 73%.
As Inovações da Basf ao Longo dos Anos
A forma como a BASF se mantém no mercado há tanto tempo se deve à maneira como ela gere as inovações, isto é, de forma descentralizada e com iniciativas em várias frentes. Isso revela como os programas e ações da BASF ganharam destaque ao longo dos anos, impactando positivamente diversos segmentos e permanecendo como referência no setor.
Em primeiro lugar, destaca-se o compromisso notável com a inovação e a transformação digital, pois a BASF foi pioneira em diversos âmbitos ao longo dos anos. A inovação desenvolvida em 2016, a criação de uma plataforma de inovação que se relacionou com mais de 600 startups na América Latina, é um exemplo disso. Além disso, destaca-se como referência na aceleração de startups de agtech na região. Sendo uma empresa que possui autonomia inventiva, a BASF criou um ambiente que impulsiona a inovação digital e a cocriação, estimulando 50 projetos internos ao longo de três anos e obtendo um ganho de eficiência de mais de 1 milhão de euros.
Bem como, continua liderando o ramo do agronegócio no Brasil. Em 2019, a empresa lançou outro programa chamado Suvinil Fora da Lata, focado em apoiar startups ligadas à inovação, tecnologias e economia criativa. A ação resultou na aceleração de 11 startups em 2022, das quais 75% tornaram-se parceiras comerciais da marca.
A BASF demonstrou também o seu compromisso com a inovação ao estabelecer a BASF Venture Capital (BVC), que investiu no fundo AgVentures II da SP Ventures e liderou um investimento de US$ 10 milhões na startup Traive, fortalecendo seu envolvimento com tecnologias inovadoras, com destaque para o crédito rural.
Igualmente, a empresa lançou o onono, um Centro de Experiências Científicas e Digitais, mapeando mais de 300 startups e promovendo mais de 50 desafios que resultaram em mais de 50 mil conexões, impulsionando a transformação cultural e a busca por soluções sustentáveis.
Última atualização em 9 de novembro de 2023