Avanço no campo de energia renovável pode revolucionar reciclagem de plásticos


O avanço no reaproveitamento e reciclagem de plásticos para a geração de energia limpa

A pesquisa divulgada pelo site Inovação Tecnológica apresenta um novo método revolucionário no campo do reaproveitamento e reciclagem de plásticos, que tem como objetivo transformá-los em ingredientes químicos úteis. Esse avanço também contribui para a área de energias limpas e renováveis, pois utiliza o carbono presente em plásticos como o polipropileno (PP), polietileno (PE) e poliestireno (PS) para a geração de eletricidade e o armazenamento de energia.

Quais etapas compõem a realização desse método sustentável?

Esse método inovador funciona em temperatura ambiente, o que já o torna uma opção sustentável. Nesse processo, os LEDs combinados com o catalisador de vanádio são utilizados para quebrar as ligações entre os carbonos dos plásticos. Em seguida, o material é dissolvido em um solvente orgânico chamado diclorometano e, após a mistura com o catalisador, flui por tubos transparentes expostos aos LEDs. Essas duas etapas são fundamentais para o processo.

Durante a incidência da luz dos LEDs, ocorre a geração de energia inicial nos plásticos. Por meio do catalisador de vanádio, as ligações carbono-hidrogênio nos plásticos são oxidadas, quebrando as ligações carbono-carbono. A disponibilidade comercial da maioria dos materiais utilizados, como o catalisador, facilita a sustentabilidade do projeto.

Qual é a fase final e o resultado desse processo inovador?

Para produzir componentes químicos úteis na fabricação de outros produtos químicos para alimentar células de combustível ou armazenar energia na forma de hidrogênio, a solução resultante deve ser transformada em ácidos. Quando a solução é separada, são obtidos os ácidos fórmico e benzóico como resultado. Essas produções finais são utilizadas não apenas em células de combustível, mas também em transportadores de hidrogênio orgânicos líquidos (LOHCs).

Esse avanço desperta grande interesse na área de energia devido à potencial importância dos componentes na geração de energia limpa e na capacidade aprimorada de transporte de gás hidrogênio, que é mais seguro do que o uso de tanques convencionais.

Quer ficar sempre atualizado sobre a indústria do plástico?

Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade sobre o mercado plástico.

#Avanço #campo #energia #limpa #pode #transformar #reciclagem #plásticos

Última atualização em 21 de outubro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
A maior etapa do Circuito Nelore da história tem seus vencedores revelados. Confira

Descubra os Vencedores da Maior Etapa do Circuito Nelore da História!

Next Article
Conheça os campeões da raça Nelore na etapa de Pedra Preta (MT)

Conheça os Campeões Impressionantes da Raça Nelore em Pedra Preta!




Related Posts