Aumentos de Preços: PE, PP e PS Disparam no Mercado – Saiba mais!

Preço do PE em Alta

Os preços do polietileno (PE) foram relatados como praticamente estáveis em abril, mas no início de maio subiram 3 centavos por libra. De acordo com Mike Burns, vice-presidente de mercados de PE da RTi, essa alta ocorreu enquanto os preços globais do petróleo estavam no maior patamar de seis meses e os preços globais do etileno estavam no menor nível de quatro meses. Ele notou que os inventários de fornecedores em março aumentaram em 117 milhões de libras, sem relatos de paralisações inesperadas na produção de PE.

Olhando para frente, tanto Burns quanto David Barry, editor sênior do PCW, observaram que os estoques recordes de resinas dos fornecedores poderiam manter os preços estáveis. Barry afirmou: “Há muita resina no mercado e isso ainda é um mercado de compradores e será mais ainda à medida que o ano avança.” Todas as fontes notaram que os preços à vista de PE subiram em abril pelo menos 1 centavo por libra. Burns destacou que a diferença entre os preços de contrato e à vista, que normalmente é de cerca de 4 centavos por libra, estava mais próxima de 10 centavos por libra em abril. Michael Greenberg, CEO do The Plastics Exchange, relatou: “A atividade de negociação de polietileno à vista foi muito boa à medida que abril avançava. Os volumes concluídos foram um pouco acima da média, pois os compradores, sentindo que os preços estavam começando a subir, buscaram negócios. As resinas de filme HDPE e LLDPE adicionaram meio centavo, enquanto o LDPE para filme e injeção e o LLDPE para injeção subiram um centavo completo. A disponibilidade imediata ficou mais apertada, pois os estoques dos revendedores diminuíram, e alguns fornecedores retiveram ofertas antecipando um ambiente de venda melhor em maio.”

Demanda Doméstica

No final de abril, a força da demanda doméstica era incerta. Barry do PCW afirmou: “As indicações de demanda doméstica foram mistas – alguns setores do mercado estavam relatando que a demanda estava abaixo das expectativas, mas de forma alguma ruim.” Ele destacou que as adições recentes de capacidade de PE continuaram a ser sentidas mais acentuadamente no setor de filmes, um campo de batalhas contínuas por participação de mercado. Preços de petróleo mais altos e a consequente pressão de alta nos valores de PE à base de nafta internacional foram vistos como o principal impulsionador do aumento do contrato de PE doméstico. Em contraste, as exportações estavam claramente em ascensão, e Greenberg relatou que agora alcançaram 33% de todas as vendas de PE dos Estados Unidos – uma tendência que continuará a crescer e permanecerá crucial para absorver a nova produção que entrará em operação.

Preços do PP Chegando ao Fundo do Poço

Os preços do polipropileno (PP) mantiveram-se estáveis pelo segundo mês consecutivo em abril, mas mudanças estavam no horizonte em maio. Tanto Scott Newell, vice-presidente de mercados de PP da RTi, quanto Barry do PCW viram os preços do PP chegando ao fundo do poço e aventaram que os preços do PP poderiam subir de 3 a 5 centavos por libra em maio. Isso foi impulsionado exclusivamente pelo movimento de alta do monômero de propileno à vista, passando de 35,5 centavos por libra para 38,5 centavos por libra. Greenberg do The Plastics Exchange disse que os contratos de monômero de maio, definidos tardiamente, provavelmente aumentariam em até 5-6 centavos por libra.

Barry relatou que os preços à vista do PP subiram de 1 a 2 centavos por libra no final de abril e a demanda começou a aumentar com a notícia dos preços mais altos do monômero de propileno à vista. Esse aumento deixou claro que os preços de contrato do PP subiriam em maio. O fornecimento de PP estava equilibrado para apertado. Enquanto alguns fornecedores estavam lidando com paradas programadas e não programadas de manutenção, outros estavam regulando a produção para evitar a construção de inventário. Barry afirmou: “A sensação sobre a demanda de PP é bastante otimista para o segundo trimestre.”

Demanda Doméstica e Importações

Newell observou que no início de maio ainda não estava claro se a demanda doméstica havia se fortalecido. “A demanda está lutando o ano todo. Uma variável forte foram as importações de PP – a maioria era mais cara do que o PP doméstico atual, mas os processadores domésticos que se comprometeram com essas compras de importação o fizeram no final do quarto trimestre de 2018, quando os preços do PP doméstico estavam muito altos.”

Outro fator que esses profissionais da indústria estão observando são os preços mais altos do petróleo. Newell observou: “Há muitos estoques de monômero e resina de PP, então é difícil saber se esse movimento de preços para cima tem alguma sustentação.” Boatos da indústria diziam que alguns fornecedores estariam emitindo cartas de aumento de preço e não estava claro se haveria uma expansão de margem incluída. Newell afirmou: “Eu simplesmente não vejo os fundamentos do mercado apoiando um aumento de margem.”

Preços do PS em Alta

Os preços do poliestireno (PS) subiram de 2 a 4 centavos por libra em abril, dependendo dos termos do contrato, seguindo um aumento de 2 centavos por libra em março, de acordo com Barry do PCW e Robin Chesshier, vice-presidente de mercados de PE, PS e nylon 6 da RTi. Barry relatou que o custo nominal do monômero de estireno, baseado em uma fórmula de etileno/benzeno à vista de 30/70, subiu para 26,3 centavos por libra no final de abril, ante 23,7 centavos por libra no mês anterior. Ele relatou que havia indicações de que os preços mais altos estavam dificultando as vendas de abril e impulsionando um aumento nos negócios de importação.

Ambos os profissionais da indústria afirmaram que os fornecedores de PS estavam tentando obter um aumento de 4 centavos por libra, mas os processadores estavam resistindo, observando que as matérias-primas não subiram tanto. Os fornecedores, por sua vez, disseram que parte desse aumento se devia às enchentes nos rios Ohio e Mississippi, o que exigiu a movimentação de mais material via caminhão, o que aumentou os custos logísticos, de acordo com Chesshier. Ela observou que maio será “interessante”, pois as enchentes diminuíram, os preços do benzeno caíram após um breve pico em resposta aos preços do petróleo, e a demanda sazonal doméstica de PS estava boa. Ela acrescentou que os dados da indústria para março mostraram que as taxas de utilização das plantas de PS caíram para menos de 70%, uma ocorrência rara, enquanto a demanda permaneceu em um ritmo normal. Ainda assim, disse que não seria surpresa ver os fornecedores tentarem outro aumento em maio.

Preços do PVC Estáveis ou em Queda

Os preços do PVC no final de abril pareciam estar estáveis ou ligeiramente em queda. Donna Todd, editora sênior do PCW, relatou que um analista da indústria estava prevendo uma queda de 2 centavos por libra até o final de abril, o dobro das previsões anteriores. “Se isso ocorrer, eliminaria o aumento de 2 centavos por libra implementado em fevereiro”, ela relatou.

Mark Kallman, vice-presidente de mercados de PVC e resinas de engenharia da RTi, considerou improvável uma redução de 2 centavos por libra, mas aventurou que os preços em abril seriam estáveis ou 1 centavo por libra mais baixos. Ele disse que a produção aumentou 12% em março, enquanto a demanda doméstica caiu 2% mês a mês. Ao mesmo tempo, os preços de exportação caíram novamente, assim como os preços do monômero de etileno pelo quarto mês consecutivo. “Nada nesse cenário sustenta um aumento de 2 centavos por libra que foi buscado pelos fornecedores nos últimos meses”, declarou Kallman. Ele observou que a demanda doméstica na construção, que começou tarde este ano, estava começando a melhorar em maio. Ele acrescentou que se os preços caíssem em maio em cerca de 1 centavo por libra, junho e julho poderiam ver algum movimento para cima com base no aumento da demanda doméstica, então os preços subiriam até o terceiro trimestre, embora os preços baixos do etileno provavelmente continuem.

Impacto no Mercado de PVC

Todd do PCW relatou que os preços dos contratos de etileno caíram 7 centavos por libra desde outubro passado até março. Além disso, as estatísticas da indústria mostram que as vendas domésticas de PVC em março caíram 14,2% ano a ano, enquanto as vendas de exportação aumentaram 15,8%. Todd afirmou que os observadores do mercado esperavam ver números semelhantes, se não piores, para o mês de abril.

Preços do PET em Queda

Os preços do PET grau garrafa doméstico terminaram abril inalterados em relação ao final de março, em cerca de 60 centavos por libra, entregue por vagão no Meio-Oeste. O preço subiu de 3 a 4 centavos por libra durante o mês devido à demanda sazonal normal, de acordo com Xavier Cronin, editor sênior do PCW. Os preços para maio são esperados para cair de 2 a 3 centavos por libra, impulsionados pelo excesso de oferta de PET doméstico e importado.

Cronin destacou um fator: “Isso é impulsionado principalmente pelos preços mais baixos do paraxileno causados por uma enorme capacidade entrando em operação na Ásia.” Outras razões incluem o aumento das importações de PET de 14 países, incluindo Vietnã, Coreia do Sul e África do Sul; e o aumento do uso de PET reciclado em garrafas, contêineres e embalagens de grau alimentício. Cronin arriscou que os preços do PET para junho provavelmente permanecerão estáveis ou cairão ligeiramente, já que o excesso de oferta mantém este mercado como um mercado de compradores, apesar da chegada do período de alto consumo de bebidas em garrafas de PET devido ao clima quente.


#Prices

Última atualização em 11 de julho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Brasil Conquista Novo Mercado: Hong Kong Agora Importa Penas de Aves Brasileiras!

Next Article
Ford Ranger bate recorde de vendas e chega a vice-liderança do mercado de picapes médias

Ford Ranger Surpreende e Alcança Vice-Liderança: Confira o Novo Recorde de Vendas das Picapes Médias




Related Posts