Brasil, México e Peru Impulsionam o Desempenho do Consumo na América Latina
Recuperação no Consumo
Um estudo da Kantar revelou que o Brasil, México e Peru estão impulsionando um desempenho positivo no volume de compras na América Latina. No segundo trimestre deste ano, esses países apresentaram um crescimento de 6,3%, 2,2% e 2%, respectivamente, em comparação ao mesmo período de 2022.
Consumer Insights Latam 2023
O relatório Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar, é responsável por acompanhar o comportamento do comprador latino-americano e fornecer uma visão abrangente do consumo de bens de consumo massivo na região, incluindo alimentos, bebidas, artigos de limpeza, higiene pessoal e beleza.
Mudanças de Rumo
Colômbia, Chile e Argentina conseguiram reduzir o declínio que vinham sofrendo em volume de compras, registrando uma queda de apenas -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente. Isso indica uma mudança de rumo positiva para esses países. Por outro lado, Bolívia, América Central e Equador ainda enfrentam desafios de médio e longo prazos, uma vez que continuam acentuando a queda no parâmetro, com -2,5%, -3,4% e -4,9%, respectivamente.
Recuperação na Frequência de Compra
Um marco importante na recuperação do consumo na América Latina é o retorno da frequência de compra aos níveis pré-pandêmicos. No entanto, os consumidores latino-americanos continuam a enfrentar reduções no poder de compra, o que os leva a buscar por canais e marcas que ofereçam melhores ofertas.
Hábitos e Preferências de Compra
Quando se trata de fazer compras, os Atacadistas e as Lojas de Descontos se destacam como os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelos consumidores. Os Atacadistas têm uma penetração de 70% na região, enquanto as Lojas de Descontos alcançam 48%. No entanto, os Canais Tradicionais (94%), Supermercados (76%) e Minimercados (75%) ainda são os mais populares entre os consumidores latino-americanos.
Embora a busca por uma melhor relação custo-benefício seja importante, é interessante observar que, na América Latina, as Marcas Premium têm um desempenho superior em valor, depois das Private Labels.
Foto – Freepik
#América #Latina #apresenta #tendência #recuperação #consumo #bens #massivosÚltima atualização em 22 de setembro de 2023