Descobertas multipropósito: Parceria Signode e Repsol inova mercado de cintas para embalagens
Pensando em soluções sustentáveis, as empresas Signode e Repsol encontraram uma maneira inovadora de utilizar o polipropileno ready-to-use na fabricação de cintas para embalagens. A inovação é baseada na utilização de plásticos provenientes do consumo caseiro, contribuindo assim para a reciclagem.
Dando vida à inovação: Repsol Reciclex RXP33AAA
O desenvolvimento trata-se do composto de polipropileno chamado de “Repsol Reciclex RXP33AAA”. Ele contém 30% de plástico reciclado mecanicamente após consumo doméstico.
Benefícios da incorporação do polipropileno nos produtos
O Repsol Reciclex RXP33AAA segue as exigências do esquema Recyclass, que garante a rastreabilidade dos materiais. Fazendo parte de um sistema que acompanha e identifica a origem dos plásticos, bem como verifica o processo de reciclagem e o destino dos plásticos reciclados ao longo de toda a cadeia de suprimentos. Além disso, a redução das emissões de carbono é um benefício significativo.
Desafios e objetivos futuros para reciclagem
Alcançar os parâmetros de alta consistência e resistência exigidos pelas empresas para aplicação foi um desafio encontrado, mas que foi superado pela equipe de economia circular da Repsol e pela Signode. A aplicação resultou na criação de produtos inovadores, com propriedades semelhantes às feitas de matéria-prima virgem. A Repsol, por sua vez, revela seu objetivo de ampliar a seleção de poliolefinas sustentáveis para aplicações de alto desempenho, avançando para a meta de reciclar 20% de sua produção de poliolefinas até 2030 e se comprometendo a se tornar uma empresa com emissões líquidas zero até 2050.
#Alternativa #reciclagem #doméstica #pósconsumoÚltima atualização em 12 de novembro de 2023