Paxon SP5504 é um novo HDPE unimodal para garrafas sopradas e recipientes desenvolvido pela ExxonMobil Chemical que promete uma mudança revolucionária no desempenho de ESCR (resistência à fissura ambiental), sem comprometer a rigidez, impacto, carga superior ou processabilidade. A ExxonMobil afirma que o Paxon HDPE SP5504 representa uma mudança de paradigma em propriedades normalmente associadas aos HDPE unimodais atualmente disponíveis, adequando-se a garrafas e recipientes de produtos químicos domésticos e industriais (HIC) para produtos como alvejante, lenços umedecidos e produtos químicos agrícolas, de acordo com o Dr. James Stern, gerente de desenvolvimento de negócios para a América do Norte e EMEAF.
Stern observa que os processadores frequentemente precisam fazer concessões para obter o desempenho adequado de ESCR dos recipientes soprados em HDPE. No entanto, uma vez que não há comprometimento na densidade ou índice de fusão, o Paxon SP5504 permite que os processadores criem soluções de embalagem inovadoras e econômicas para o mercado HIC, segundo ele.
Desempenho de ESCR
Existem três maneiras principais de aumentar teoricamente o ESCR de um HDPE unimodal: aumentar a densidade, diminuir o índice de fusão (MI) ou incorporar comonômeros. No entanto, essas abordagens tendem a resultar em um compromisso em outras propriedades, como rigidez e fluxo de fusão.
O Paxon SP5504 não segue as abordagens clássicas para melhorar o ESCR, uma vez que o índice de fusão e a densidade permanecem semelhantes ao HDPE unimodal para sopro de recipientes. Testes realizados com um molde de garrafa em máquina shuttle na Bekum America confirmaram que o Paxon SP5504 era um excelente concorrente em relação a um resina HDPE de um único modo competitiva para moldagem por sopro. De acordo com Stern, os ajustes necessários foram simples e comumente realizados em equipamentos de shuttle, mesmo ao mudar o material ou o percentual de material reciclado. Posteriormente, o retorno do processamento foi confirmado em testes de clientes em maior escala.
Alto PCR é Outro Bônus
Um bônus adicional de usar o Paxon SP5504, que está sendo pesquisado, é que o conteúdo pós-consumidor reciclado (PCR) pode ser aumentado com impacto mínimo nas propriedades da garrafa. O Paxon SP5504 com 50% de PCR demonstrou superar o desempenho de ESCR do Paxon AL55-003 virgem, um grau de moldagem por sopro conhecido por sua boa combinação de rigidez e ESCR.
O diretor de tecnologia de produto global de poliolefinas da ExxonMobil, Mark Canright, observa que “na Califórnia, a atual exigência de conteúdo PCR em peças de HDPE moldadas por sopro é de 25% e espera-se que aumente. No entanto, adicionar PCR pode impactar as propriedades do material virgem, como ESCR e carga superior. O Paxon SP5504 permite que os conversores adicionem ainda mais PCR sem comprometer significativamente as propriedades das peças acabadas”.
Última atualização em 5 de fevereiro de 2024