A nova arquitetura Zen 3 da AMD, que será aplicada nos processadores AMD Ryzen 4000 “Vermeer”, prevista para o final deste ano, será apresentada oficialmente ao público no dia 8 de outubro, mas um vazamento recente trouxe detalhes importantes sobre o lançamento. De acordo com as informações, a estrutura tradicional, formada pelas unidades CCD (Core Chiplet Die) e CCX (Core CompleX), deve ser mantida. O que muda é a capacidade de trabalhar modos.
Aparentemente, cada chip carregará apenas um CCD, e suas unidades CCX podem conter até oito núcleos – operando em single ou dual thread. Ou seja, com menos componentes, o equipamento poderá operar com a mesma potência do Ryzen 9 3950X, já existente no mercado, que utiliza dois CCDs com duas unidades CCX para fornecer o mesmo número de núcleos alcançado pela novidade.
– DDR4 3200MHz / Canal duplo
– Scalable Data Fabric (conecta a interface CCD-I/O-Mem)
– GMI2: 2 portas de malha de dados. conexão para CCDs.
– 2 controladores PCIe 8×16 Gen 4, USB 3.1 Gen2 x4Crédito: @CyberCatPunk
— ???? (@harukaze5719) 12 de setembro de 2020
Ainda de acordo com o perfil do CyberCatPunk no Twitter, cada núcleo terá 512 KB de cache L2 dedicado (4 MB por CCX) e um total de 32 MB de cache L3 compartilhado por CCD, o que promete reduzir significativamente as latências e melhorar o desempenho das instruções por ciclo (CIP).
Outra melhoria diz respeito ao suporte para controladores de RAM, que chegarão a um total de 1 TB DDR4 a 3.200 MHz, 512 GB por canal. No mês que vem, saberemos tudo o que a fabricante pretende entregar aos seus consumidores.
Última atualização em 15 de fevereiro de 2023