VDMA e empresas associadas apresentam Fórum de Economia Circular na K 2022
Este ano, mais uma vez, haverá um Fórum de Economia Circular realizado na K em Düsseldorf, a feira nº 1 do mundo para plásticos e borracha, que ocorrerá de 19 a 26 de outubro de 2022. Na área externa entre os pavilhões 10 e 16 (conforme representado artisticamente na gravura acima) , a VDMA (Federação Alemã de Engenharia), na qualidade de organizadora, juntamente com 13 de suas empresas associadas, demonstrarão a importância central da tecnologia na implementação da economia circular na indústria de plásticos. As empresas participantes estão todas representadas no Fórum de Economia Circular, além de seus estandes nos pavilhões de exposição. Arburg, Coperion, Engel, Erema, Kurtz-Ersa, Lindner, R-Cycle e Vecoplan estarão participando com pavilhões próprios, enquanto que a Battenfeld Cincinnati, Leonhard Kurz, Plasmatreat, Sumitomo (SHI) Demag e Wittmann Battenfeld vão expor no estande conjunto da Fórum. Com as máquinas funcionando, os visitantes poderão ver como os resíduos plásticos são convertidos em regranulados de alta qualidade ou como os reciclados são convertidos em produtos atraentes, altamente funcionais e recicláveis por meio de vários métodos de processamento.
O Fórum de Economia Circular aborda todos os três tópicos orientadores da K 2022 – Economia Circular – Proteção Climática – Digitalização. Isso porque a alta tecnologia também é necessária para otimizar os processos de fabricação e torná-los cada vez mais eficientes – como outra medida para economizar CO2, além da reciclagem de produtos plásticos. Ambas as abordagens não são concebíveis sem a digitalização. É ela, por exemplo, quem viabiliza passaportes digitais de produtos e padrões de rastreabilidade aplicáveis globalmente. A interligação de todos os componentes na linha de produção é considerado como o pré-requisito para otimizar os processos. No tópico de troca de dados entre máquinas, a VDMA iniciou uma demonstração que tornará visíveis na área do VDMA Dome os dados gerados ao vivo por máquinas integradas à base do OPC UA, sendo também recuperáveis por smartphone.
O VDMA Dome, que ficará no centro do Fórum, servirá mais uma vez como ponto de informação e ponto de encontro. Mas também fornecerá uma visão geral de importantes etapas de processos relevantes em termos de tecnologia na economia circular do Plástico. Por meio da instalação “A Máquina”, cerca de 40 empresas com mais de 50 inscrições apresentarão seus destaques tecnológicos para a Economia Circular. As tecnologias vão desde a triagem, trituração, lavagem e regranulação, ou manuseio de materiais até os processos de conversão mais importantes (moldagem por injeção, extrusão, moldagem por sopro, fabricação de espumas e fabricação aditiva), sem esquecer as etapas do processo depois da transformação, como soldagem ultrassônica, tratamento de superfície ou termoformagem.
Noções básicas sobre a K:
A feira K foi organizada pela primeira vez pela Messe Düsseldorf em 1952 e é realizada a cada três anos. A último K em 2019 registrou 3.330 expositores de 63 países, distribuídos em 177.000 m² de área líquida de exposição, além de 224.116 visitantes profissionais, 73% dos quais vieram do exterior. Para mais informações, visite www.k-online.de
Tags: Economia Circular, Fórum de Economia Circular, Feiras, K 2022, Plásticos, Reciclagem, Sustentabilidade
Última atualização em 22 de dezembro de 2022