Unipac desenvolve tanques para Arla 32 com base no Proconve P8

Unipac desenvolve tanques para Arla 32 com base no Proconve P8

Polietileno category-sopro tag-arla-32 tag-industria-automotiva tag-moldagem-rotacional tag-PEAD tag-plasticos tag-Polietileno tag-proconve-p8 tag-sopro tag-tanque tag-unipac” id=”post-16191″>

Unipac desenvolve tanques para Arla 32 com base no Proconve P8

Em conjunto com as montadoras, empresa desenvolve novas versões dos tanques para armazenamento de Arla 32, atendendo aos novos parâmetros exigidos pelo programa

A Unipac vem desenvolvendo, em parceria com as montadoras de veículos pesados, as novas versões do tanque para armazenamento de Arla 32, atendendo às determinações do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores Proconve P8, que estabelece os parâmetros de emissões de gases poluentes, que entrarão em vigor em janeiro de 2023.

As novas versões de tanques de Arla 32 estão sendo desenvolvidas juntamente com cada montadora de caminhões e ônibus, segundo requisitos técnicos de produto, processo e homologação individuais. Os tanques são fabricados em PEAD (Polietileno de alta densidade), por meio dos processos de sopro e rotomoldagem, em volumes definidos conforme os diferentes projetos.

Os projetos da Unipac englobam, além dos tanques, os componentes neles envolvidos, como suporte de fixação, bocal de enchimento sem e com filtro, tampa e um sensor tecnologicamente mais evoluído que, além das funcionalidades atuais, é capaz de mensurar o nível de qualidade do Arla 32, de forma que se adequem às novas exigências ambientais. O desenvolvimento dos tanques se dá de acordo com as necessidades de cada cliente, segundo as especificações de volume de tanque e espaço disponível no chassi do veículo.

Cada modelo passa por rigorosa validação, sendo direcionados ao mercado nacional, com fornecimento exclusivo às montadoras. “O desenvolvimento dos produtos não apenas nos permite atuar dentro de nossos princípios sustentáveis, como fortalecer o relacionamento da Unipac com a indústria automotiva. Os projetos trazem expectativas positivas em relação ao crescimento de vendas para o próximo ano”, afirma Luiz Henrique Taniguti, Gerente de Vendas do Segmento Automotivo da Unipac.

Atmosfera mais limpa

A Unipac detém o know-how para desenvolver tanques para armazenamento de Arla 32 desde 2012, quando ocorreu a introdução do Proconve P7 no Brasil (legislação similar à legislação europeia – Euro 5), medida que promoveu modificações junto à indústria nacional. O programa exigiu das montadoras de ônibus e caminhões mecanismos, sistemas e componentes que levassem à redução do nível de emissões de gases poluentes pelos veículos.

Uma das soluções adotadas foi o sistema de pós tratamento (SCR – Selective Catalytic Reduction) que provoca a pulverização do Arla 32 no catalisador do veículo, diminuindo a emissão de gases. Com isto, a Unipac desenvolveu tanques para armazenamento do Arla 32 de acordo com os requisitos técnicos de cada montadora, atendendo à legislação.

O Proconve P8 é regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e é uma versão brasileira do sistema Euro 6 – padrão internacional de emissões de poluentes por veículos pesados a diesel -, com novos requisitos de durabilidade, sistemas de diagnóstico de bordo e testes de uso.

O Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) é um aditivo injetado no escape dos veículos a diesel que reduz quimicamente as emissões de gases provenientes do motor, correspondendo a uma solução aquosa com concentração de 32,5%, em massa, de uréia técnica de alta pureza em água desmineralizada, conforme NBR ISO 22.241. Essa solução é injetada no sistema de escapamento dos veículos que possuem tecnologia SCR (Selective Catalytic Reduction/Catalisador de Redução Seletiva) para a redução da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), segundo processo que ocorre pela reação do Arla 32 com o NOx, gerando vapor de água e gás nitrogênio, inofensivos para a saúde humana.

O Tanque de Arla 32 da Unipac faz parte de um sistema complexo, que abrange várias partes do veículo, como motor, sistema de injeção e de gerenciamento eletrônico, catalisador, etc.

Com 46 anos em 2022, a Unipac é fornecedora de empresas nacionais e internacionais que atuam nos segmentos automotivo, embalagens, logístico, entre outros. Executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Possui em torno de 1.000 colaboradores, que atuam de forma colaborativa e participativa, em um ambiente organizacional favorável ao desenvolvimento constante.

Conta com uma área voltada à inovação e um moderno centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos e mantém uma ferramentaria para a produção de moldes para os mais variados processos de transformação.

Curta nossa página no

Tags: Arla 32, Indústria Automotiva, Moldagem Rotacional, PEAD, Plásticos, Polietileno, Proconve P8, Sopro, Tanque, Unipac


Última atualização em 22 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Oscar 2022: Veja onde assistir os principais vencedores deste ano

Next Article

MacBooks Air e Pro lançados em 2014 se tornarão obsoletos




Related Posts