Unipac cresce no mercado de embalagens com tampas de diferentes tecnologias
Fabricante de tampas desde a década de 1970, a empresa possui um parque fabril, com unidades de produção em Limeira e Pompeia (SP). Nos últimos anos, investiu em injetoras elétricas, moldes novos, sistema de inspeção automatizado, ampliando a capacidade tecnológica e profissional para a realização de projetos específicos, oferendo tanto tampas como o conjunto completo (tampa e embalagem). Segundo a empresa, os diversos investimentos favoreceram o aumento da produtividade e o desenvolvimento de soluções que promovem a segurança no envase, transporte e armazenamento de diversos produtos.
Atualmente, a Unipac oferece tampas para embalagens a partir de 250 ml, nos tamanhos de 41mm, 45mm e 63mm de diâmetro, que podem ser adequadas conforme as necessidades dos clientes, sempre com tecnologia integrada.”Com o avanço das tecnologias e com o surgimento de novos processos e materiais, a empresa possui soluções eficientes para atender às exigências de mercado. Os resultados que vêm sendo colhidos são frutos de anos de pesquisas”, informa André Silvestre, Gerente de Vendas do Segmento Embalagem da Unipac.
Histórico de inovações e sustentabilidade
As primeiras tampas do portfólio da Unipac foram para embalagens destinadas ao transporte de líquidos e mercado agropecuário. Na década de 1980, iniciou-se o fornecimento para o mercado de defensivos agrícolas, com vedação em alumínio. Em 2004, foi aprimorado o sistema antiviolação e de abertura e, em 2006, foi lançada a tampa 25% mais leve do que o modelo utilizado até então, com o menor peso do mercado e mais sustentável, dada a redução do consumo e descarte de matéria-prima e menor custo de produção.
Recentemente, a Unipac lançou uma embalagem plástica inteligente: por meio de um aplicativo, é possível acessar as informações contidas em uma tag aplicada no selo colocado na tampa da embalagem, o que confirma a autenticidade do produto. Essa solução, além de ajudar a combater a ilegalidade no segmento de defensivos agrícolas, pode ser utilizada por outros mercados, ajudando a proporcionar maior segurança ao cliente e ao usuário dos produtos, afirma a empresa.
A Unipac diz que as tampas desenvolvidas pela empresa são homologadas e atendem às regulamentações para acondicionamento e transporte de produtos perigosos e aos requisitos dos clientes.
“As tampas, quando bem desenvolvidas e corretamente utilizadas pelo cliente, proporcionam vedação adequada e contribuem para preservação ambiental, trazendo mais segurança ao operador e à empresa durante o transporte. Um projeto de tampa pressupõe um estudo de viabilidade que considerará o tipo de matéria-prima, aplicação, forma de produção, funcionalidade e, sobretudo, a destinação pós-uso”, comenta Silvestre.
Com 46 anos em 2022, a Unipac executa seis tipos de processos de transformação em suas unidades produtivas – sopro, injeção, injeção estrutural, extrusão de chapas, termoformagem e rotomoldagem – que estão instalados em Pompeia (matriz) e Limeira (filial), ambas em São Paulo, e nos sites de seus clientes, por meio do modelo in house, nas cidades de Regente Feijó/SP, Paulínia/SP e Maracanaú/CE. Possui em torno de 1.000 colaboradores, conta com uma área voltada à inovação e um centro de pesquisa de engenharia avançada em materiais e processos. Além disso, investe em programas e parcerias com outros Centros de Pesquisa e de Inovação com capacidade para integrar novas tecnologias digitais para o desenvolvimento de produtos e serviços.
Tags: Embalagens, Plásticos, Tampas, Unipac
Última atualização em 22 de dezembro de 2022