União de tecnologias da Sealed Air e DuPont Cyrel permite o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis para fatiados da Ceratti
A empresa especializada em charcutaria afirma ter aumentado em 44% as vendas da linha de fatiados após a reformulação das embalagens, com foco em redução de Plástico e impressão mais sustentável
A inovação e expertise da Sealed Air, indústria atuante na fabricação de embalagens e soluções de proteção, e da DuPont Cyrel Solutions, uma das líderes mundiais em fabricação de chapas flexográficas, foram fundamentais para que a Ceratti consolidasse, por meio de suas embalagens, o novo posicionamento de marca para a linha de fatiados.
A busca por diferenciação no ponto de venda e pela comunicação de um posicionamento premium, aliados à tradição do artesanal, possibilitaram que o reposicionamento da marca fosse além da identidade visual: a embalagem também precisava ser reformulada. A agência CP+B foi a responsável pela criação da nova identidade que contemplou a aparência de papel kraft com uma ilustração que traduzisse os atributos da marca.
As embalagens Cryovac foram produzidas pela Sealed Air com a missão de garantir uma embalagem que trouxesse a aparência de uma caixa de papel kraft, reforçando os atributos da marca Ceratti. Ao mesmo tempo, havia o desafio de reduzir a espessura do filme protetor, sem comprometer a barreira de proteção do produto que garante a sua integridade.
“Faz parte do nosso compromisso global de sustentabilidade prover soluções que reduzam o consumo de material, sem comprometer a proteção dos produtos dos nossos clientes” explica Fabio Godeia de Melo, Diretor de Marketing Brasil e Líder para o Mercado de Proteínas da Sealed Air na América Latina. Segundo a empresa, por meio da tecnologia da Sealed Air, as novas embalagens de fatiados da Ceratti usam 30% menos Plástico em sua composição em comparação com as estruturas de produtos da mesma categoria. Em um ano foi possível reduzir em 8,8 toneladas o consumo de Plástico usado nesta linha, garante a empresa. “No caso da Ceratti, unimos inovação, com foco em sustentabilidade, a um design inédito graças à aplicação localizada de verniz mate. O projeto foi coordenado em conjunto com o Cryovac Studio, nosso departamento de desenvolvimento de embalagens”, comenta Melo.
Na composição da embalagem, a Sealed Air contou com a tecnologia de gravação de chapas flexográficas DuPont Cyrel FAST. A solução é composta por chapas e equipamentos de gravação que eliminam o uso de solventes no processo de revelação da chapa. Segundo a DuPont, a sua solução garante um impacto de GWP (Potencial de Aquecimento Global) 38% menor e um consumo de NRE (Energia Não Renovável) 56% menor em comparação ao processamento digital com solvente. “A DuPont se orgulha por mais de 20 anos de expertise tecnológico na gravação térmica e em ver que o sistema Cyrel FAST, com mais de 1.500 equipamentos instalados no mundo, entrega resultados impactantes para os seus clientes. A preocupação em deixar uma menor pegada ambiental está presente em cada passo do processo e o case Ceratti é um grande exemplo do poder de se combinar tecnologia, criatividade e dedicação de múltiplos times na busca por soluções inovadoras, capazes de alavancar as vendas de um produto via embalagem”, comenta Vinicius Pinho, gerente de contas de DuPont Cyrel Solutions.
A partir da colaboração entre os vários elos da cadeia de embalagem, a Ceratti ganhou uma embalagem inovadora nesta categoria de produto. “Antes, tínhamos diversas linhas com diferentes apelos visuais. O material da embalagem era todo laminado e com brilho, sem destaque para a marca. Por isso, a nova embalagem foi fundamental para nos diferenciar na prateleira e reforçar o posicionamento da marca”, comenta Joseane Rocha, Supervisora de P&D Embalagens na Ceratti.
Para a Ceratti, os aspectos sustentáveis e seguros das soluções da DuPont e da Sealed Air foram fundamentais para o sucesso do projeto. “Hoje oferecemos uma das linhas de fatiados mais completa do mercado, em embalagens mais sustentáveis e com um design inconfundível para o consumidor, desde a mortadela ao presunto cru. A aplicação do verniz mate localizado permitiu ainda mantermos janelas de tamanhos variados e de acordo com o produto e destacar, com brilho, elementos como o logotipo. Essa tecnologia foi essencial para diferenciar a linha no PDV”, afirma Bruno Alves, Gerente Executivo de Marketing da Ceratti.
Além do aumento relatado de 44% nas vendas nos últimos dois anos, a Ceratti afirma que a mudança posicionou a empresa na vanguarda das embalagens para embutidos, atendendo aos novos hábitos de consumo, pautados por conveniência, sofisticação e sustentabilidade:”Temos imenso orgulho em fazer parte deste projeto colaborativo e inovador para o desenvolvimento de uma embalagem de tamanho sucesso, que garante total proteção ao produto por sua estrutura de alta barreira, que utiliza menos material e com um design diferenciado e de grande atratividade no PDV”, finaliza Fábio Melo.
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Última atualização em 22 de dezembro de 2022