UBE apresenta inovações para a Indústria de Poliuretano na Feipur
Entre as novidades, destaque para pré polímero, dispersão à base de água e poliuretano termoplástico (TPU)
Após um intervalo forçado por conta da pandemia da Covid-19, a Feiplar & Feipur – Feira e Congresso Internacionais de Composites, Poliuretano, Compostos Termoplásticos e Plásticos de Engenharia retorna ao formato presencial com a promessa de reunir mais de 15.500 visitantes, de cerca de 30 países, entre os dias 16 e 18 de agosto, no São Paulo Expo – Imigrantes. Os seminários serão híbridos, online e presencial.
A UBE será uma das 300 empresas expositoras desta 11a. edição. “Este retorno acontece em um momento particularmente especial para a UBE. Durante a pandemia, tivemos a oportunidade de desenvolver produtos inovadores para este setor e que estão prontos para serem apresentados para o mercado brasileiro”, celebra Paula Alves, Especialista em Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da UBE.
Três produtos e inovações
Entre as novidades que a UBE apresentará na Feipur 2022, Paula Alves destaca a linha de pré polímeros Eternathane, à base de policarbonato e isocianato. O diferencial deste material, segundo ela, é justamente a customização do policarbonato e a composição do isocianato, que o torna indicado para aplicações de poliuretano (PU) que exijam alto desempenho e maximização da durabilidade em condições rigorosas. “Além disso, esta linha de pré polímeros pode ser ajustada com o uso de agentes de cura padrão ou uma mistura de diferentes agentes como o Eternacoll policarbonato diol, também produzido pela UBE”, completa a especialista.
Outro produto inovador da UBE é um grade de TPU (poliuretano termoplástico) para injeção e extrusão. Segundo a empresa, o novo grade oferece alta resistência mecânica, excelente abrasão e alta durabilidade. Por estas propriedades, o Eternalast é indicado para a produção de peças técnicas, dispositivos de limpeza, artigos esportivos, rolamentos, entre outros.
“Este material também garante um acabamento perfeito à superfície da peça, além de apresentar ótima resistência a óleo, gordura e vários solventes não polares, estabilidade térmica e UV, à oxidação e adaptação às condições climáticas”, explica Paula Alves.
E o último, porém não menos importante, é o lançamento da UBE para o mercado de PU, as dispersões de poliuretano à base de água Eternajet AQ baseadas no policarbonato diol Eternacoll. Segundo a UBE, sua formulação foi pensada para garantir alto desempenho e grande durabilidade às tintas de base água, pigmentadas e digitais, usadas em impressões têxteis e cerâmicas. “Com esta inovação da UBE, as tintas têm uma excelente estabilidade durante a impressão ink jet, boa filtrabilidade e compatibilidade com aditivos padrão, além de melhorarem a luz da impressão e garantirem uma lavagem mais rápida.”
Na última edição em 2018, a Feiplar Composites & Feipur reuniu 14.900 profissionais de toda a América Latina (aumento de 17% em relação à edição anterior em 2016). Este ano são esperados expositores e visitantes da China, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Inglaterra, Turquia, França, Japão, entre outros.
Fundada na cidade de Ube, província de Yamaguchi, no Japão, em 1897, a UBE mantém 11 mil colaboradores em todo o mundo e um portfólio global de produtos que se divide em: químicos, cimento e materiais de construção, máquinas, meio ambiente e energia, e farmacêuticos. Ao todo são três plantas de policarbonato diol – Japão, Tailândia e Espanha – que abastecem o mercado global. Cada planta possui o seu próprio centro de Pesquisa & Desenvolvimento. No Brasil, a operação da UBE existe desde 2010 e as vendas de Plásticos de Engenharia representam cerca de 20% da produção de Castellón – Espanha. O escritório brasileiro atende a toda América do Sul, com ênfase a Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Equador.
Tags: Eternacoll, Eternalast, Eternathane, Feiplar & Feipur, Feiras, Plásticos, Policarbonato, Poliuretanos, UBE
Última atualização em 22 de dezembro de 2022