Troféu de reciclado
A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) anunciou que o troféu do Finals será feito inteiramente de plástico reciclado. Segundo a entidade, todo material da premiação é das praias em que os melhores atletas do mundo já jogaram, ao redor do mundo.
A princípio, esse torneio decide as duplas campeãs do novo Circuito Mundial de Vôlei de Praia.
Por isso, o conceito do troféu é conscientizar a população sobre o reaproveitamento de resíduos.
O troféu foi projetado pela agência de design holandesa The New Raw, especializada em transformar resíduos plásticos em produtos significativos que são 100% circulares.
A FIVB explica que: “Representando a natureza dinâmica do vôlei, o troféu é esculpido com curvas fluidas e sensação de movimento. O esquema de cores representa os elementos naturais do esporte, a areia e o mar”.
Nesse sentido, o troféu será levantado por uma das 20 melhores duplas de vôlei de praia do mundo. Quatro duplas representam o Brasil, neste torneio.
Madeira de plástico
A empresa Star Deck, tem se dedicado a dar novos destinos ao plástico descartado. Isso porque, ela produz produtos ecológicos, tendo como seu carro chefe a Madeira Plástica, WPC (Wood Polymer Composite) entre outros.
Segundo o diretor executivo da marca, Eduardo Aparecido, foram anos de experiência e testes, até se encontrar um produto que entregasse aos clientes o mais próximo da perfeição.
Ele explica: “Foi então que conhecemos a tecnologia europeia de WPC e Madeira Plástica, produtos altamente resistentes e sustentáveis. Depois de inúmeros testes e certificações com a nova tecnologia, investimos em produção 100% nacional, gerando empregos e movimentando a economia local”.
Sobretudo, para produzir a madeira plástica a fábrica precisa de plásticos de alta densidade (PEAD).
Isto é, material encontrado em frascos e embalagens que utilizamos em nosso dia a dia.
Após este material ser triturado e transformado em grãos, o plástico já está pronto para entrar no processo produtivo das empresas fabricantes de madeiras plásticas.
A madeira plástica possui boa resistência ao sol e frio, não tem problema de mofos e fungos, insetos (como cupins) e outros animais como roedores e aves, não solta farpas e traz uma gama de cores e acabamentos diferenciados.
Reciclagem garantida
Um sistema de triagem secundária na Suécia, conta com uma tecnologia pioneira para garantir que o plástico seja reciclado. Isso porque, a invenção separa o plástico do metal.
A princípio, o nome desta tecnologia é NIT (Infravermelho Próximo), técnica de aplicação mais utilizada na área médica e diagnóstica.
A instalação de triagem é a primeira desse tipo na Suécia. Está em operação desde 2021, ajudando a reduzir as emissões de CO2 da incineração de plástico e metal em 75%.
No total 11.000 toneladas de plástico e 2.500 toneladas de metal se separam todos os anos.
Assim, isso significa que as diretivas da UE sobre reciclagem são atendidas, fornecendo à Suécia uma solução sustentável em termos de extensão do ciclo de vida dos materiais.
A tecnologia de classificação por infravermelho próximo significa que a máquina identifica diferentes tipos de plástico e classifica aqueles que podem ser reciclados.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Os materiais para produção do troféu foram retirados das praias. A Ster Deck transforma plástico em madeira. Pela primeira vez na Suécia, tecnologia separa plástico de metal para reciclagem
Última atualização em 24 de fevereiro de 2023