Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Em resumo, hoje você vai ver o relógio de Tom Ford feito de plástico retirado dos oceanos, a nova tecnologia da Milliken e a Braskem Recicla que realizou a coleta 16,6 toneladas de materiais
Tom Ford lança relógio de plástico retirado dos oceanos
Tom Ford é um cara – e uma marca – precupado com meio ambiente. Nesse sentido, a label está lançando o Ocean Plastic Timepiece, o primeiro relógio de luxo feito de plástico marinho 100% reciclado.
Cada modelo desse, feito na Suíça, remove o equivalente a 35 garrafas de resíduos plásticos do oceano, e vem em embalagens recicláveis.
Em comunicado, Tom Ford explica que para cada 1000 relógios de plástico oceânicos que produzem, acabam removendo permanentemente e evitando que 220 kg de resíduos de plástico entrem no oceano.
Por isso, sua pulseira é composta por plástico marinho, trançado com fibras fiadas do material reaproveitado.
No entanto, surfando na onda do Ocean Plastic Timepiece, a label lança também o Prêmio Tom Ford de Inovação em Plástico, em parceria com a 52HZ, um grupo consultivo da organização de preservação do oceano Lonely Whale.
O prêmio em $ é de 1 mi de dols em bolsa, e se dará por um um painel de jurados. As ideias vencedoras serão avaliadas por sua capacidade de contribuir com o meio ambiente.
Tecnologia da Milliken contribui para aumentar o uso de plásticos reciclados
A economia circular torna-se cada vez mais necessária para o uso eficiente dos recursos naturais.
Na prática, os sistemas de produção industrial devem priorizar insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.
A empresa desenvolveu uma linha completa de modificadores de performance com foco em convertedores de PP copolímero de impacto, e principalmente PP reciclado.
Se trata de uma linha de produtos multiuso, que pode se utilizar em diversas aplicações, como por exemplo:
- Utilidades domésticas;
- Elementos para construção civil;
- componentes automotivos.
Segundo a Milliken, a aplicação do DeltaMax™ promove balanço entre resistência e processabilidade da resina, gerando ganhos operacionais, financeiros e em sustentabilidade.
Destina-se a transformadores que queiram otimizar a resistência ao impacto da resina. Dessa forma, para gerar peças acabadas mais robustas, sem ter que sacrificar o índice de fluidez, e nem perder processabilidade.
A melhora na processabilidade, viabilizada pelo aumento do índice de fluidez da resina, reverte em ganhos de ciclo operacional: o transformador produz mais peças num mesmo período e, consequentemente, consome menos energia.
A possibilidade de aumento do percentual de reciclado em misturas também proporciona ganhos financeiros, uma vez que a matéria-prima recuperada tem custo menor.
Testes realizados pela Milliken registraram reduções do ciclo operacional de 10% a 15%, dependendo da aplicação, e economia de energia na mesma faixa. Como consequência, a redução na emissão de CO2 sofreu queda média de 10%.
Leia também: Sistema de IA, polímeros circulares e plástico biodegradável.
Braskem Recicla coleta 16,6 toneladas de materiais
A estação sustentável instalada na Praça Cayru, no Comércio – Salvador no mês de dezembro, arrecadou 16,6 toneladas de materiais recicláveis, que foram direcionados para a cooperativa de reciclagem do Subúrbio Ferroviário, a Cooperguary, e gerou quase 30 mil reais em renda para 30 famílias.
A startup SOLOS realizou Braskem Recicla, com patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura de Salvador.
No local, moradores e turistas puderam participar de uma experiência sustentável e descartar corretamente seus resíduos recicláveis.
Em suma, a iniciativa, que completou a terceira edição, teve como destaque a interatividade do público que pode participar de um jogo de perguntas e respostas sobre sustentabilidade e também com a exposição sobre aplicações inovadoras do plástico, como os produtos com embalagens I’m green, feitas a partir da cana de açúcar, matéria-prima 100% renovável.
A estação, que foi montada em frente a um dos principais cartões postais de Salvador, o Mercado Modelo, recebeu os mais diversos tipos de resíduos de turistas e moradores, bem como plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro.
Além disso, a iniciativa Braskem Recicla contou com um sistema de coleta porta a porta, nos estabelecimentos comerciais e residenciais através de caminhões, cedidos em parceria com a Limpurb, e do triciclo, pilotado por uma cooperativa.
new RDStationForms(‘anuncie-falar-com-especialista-26e0990f31e3939df2ae’, ‘UA-181046827-1’).createForm();
Última atualização em 31 de julho de 2022