Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias, dicas e curiosidades do mercado do plástico pelo mundo. Aqui você vai saber mais sobre o telhado feito de plástico reciclado para gerar energia elétrica, o premiado uniforme de tripulantes feito de garrafa pet e o Tampinha do Bem e ações em 2022.
Telhado feito de plástico reciclado com pastilhas de grafeno
A startup Telite recolhe resíduos de pessoas e empresas para transformá-los em telhados feitos com plástico reciclado.
O aplicativo da Telite permite que pessoas e empresas agendem a entrega de seus materiais recicláveis, que geram pontos depois convertidos em dinheiro. Feita a triagem, o plástico é moído, prensado e usado na fabricação das telhas.
Hoje, a telha de plástico reciclado é vendida (por um preço médio de 70 reais) em grandes varejistas e marketplace, como Leroy Merlin, Magalu, Americanas e Extra.
O fundador da Telite, explica que a ideia de pivotar o negócio surgiu primordialmente em 2015, onde o custo da matéria-prima estava nas alturas.
Além disso, a atividade era prejudicial à natureza. Dessa soma de fatores veio a decisão de mudar o foco da fibra de vidro para o plástico reciclado.
A Telite também está de olho no grafeno, uma forma cristalina de carbono caracterizada por resistência, leveza, flexibilidade e condutividade elétrica.
A empresa desenvolveu uma pastilha de grafeno que, acoplada à telha, gera energia elétrica.
Esse produto está em fase de certificação; a perspectiva é que chegue ao mercado no início de 2022, com preço em torno de 305 reais por telha e capacidade de geração de 200 a 350 kWh/mês.
Leia também combustível de plástico, lixo plástico e imã líquido.
Uniforme de tripulantes feito com garrafas pet ganha prêmio de sustentabilidade
A easyJet lançou recentemente novos uniformes de garrafa pet, para sua tripulação de cabine e pilotos, eles são feitos de plástico reciclado e têm cerca de 45 garrafas em cada traje.
Tailored Image é quem oferece a tecnologia, da Irlanda do Norte, com a qual a aérea formou um contrato de cinco anos, durante os quais estima que evitará que 2,7 milhões de garrafas plásticas vão para aterros sanitários ou para o oceano.
Portanto, por conta da iniciativa, a companhia aérea acaba de ganhar o “Prêmio de Sustentabilidade” no 2021 Professional Apparel Industry Association Global Awards.
Em suma, essa é a premiação que reconhece indivíduos e organizações inovadores que estão elevando os limites da sustentabilidade na indústria de vestuário profissional.
Ainda assim, além do novo tecido, o plástico que envolvia as embalagens do vestuário (quando eram recebidos novos pelos tripulantes), foi substituído por materiais recicláveis e biodegradáveis como papelão e metais recicláveis.
Leia também reciclagem de fraldas descartáveis pela Huggies.
Programa Tampinha do Bem nas escolas em 2022
O Programa Tampinha do Bem, capitaneado pelo SindiplastES, deve ampliar-se no próximo ano para todas as escolas do município da Serra.
Por meio da educação ambiental, o Tampinha do Bem envolve crianças, adolescentes e suas famílias para o incentivo à adoção da economia circular. Dessa forma, possibilita o aproveitamento inteligente dos recursos que já se encontram em uso no processo produtivo.
No ano de 2021, a escola municipal Manuel Vieira Lessa foi a primeira da Serra a receber o programa, bem como a Apae de Viana, o prédio e as indústrias da Findes.
Na escola municipal os alunos arrecadaram mais de 600 Kg de plástico como tampas de garrafas de refrigerante, água, suco, óleo, detergente, amaciante, bem como tampas de tubos de creme dental, dentre outros.
Todo o material foi vendido para a reciclagem. No entanto, as instituições cadastradas no programa administram os recursos financeiros.
Portanto, o colégio inteiro mobilizou-se e o dinheiro arrecadado com a venda das tampinhas investiu-se na horta da escola.
Última atualização em 2 de agosto de 2022