Tecnologia de painéis solares flutuantes potencializa a geração de energia limpa a baixo custo

Tecnologia de painéis solares flutuantes potencializa a geração de energia limpa a baixo custo

Polietileno tag-braskem tag-chesf tag-energia-solar tag-hydrelio tag-plasticos tag-Polietileno tag-sunlution tag-terre-brasil” id=”post-15830″>

Tecnologia de painéis solares flutuantes potencializa a geração de energia limpa a baixo custo

Estrutura flutuante produzida com resina da Braskem, permite instalação dos painéis em reservatórios de água, gerando aumento da capacidade de produção; aplicação deve ser impulsionada pela recente aprovação da NR 954

O cenário desafiador enfrentado pelo setor elétrico, provocado pela crise hídrica em diversas regiões do país, vem impulsionando o desenvolvimento de soluções que aplicam novas tecnologias para atender a demanda crescente por energia barata, limpa e de fonte renovável. É o caso do Hydrelio, estrutura flutuante produzida com resina da Braskem, que permite a instalação de painéis solares em reservatórios d’água, como hidrelétricas, proporcionando aumento de sua capacidade produtiva.

Desenvolvida pela Ciel et Terre, empresa francesa especializada na integração de sistemas fotovoltaicos e representada no Brasil pela Ciel et Terre Brasil Manufactoring, a solução é pioneira no mercado mundial para usinas flutuantes de geração solar, sendo composta por painéis fotovoltaicos dispostos sobre flutuadores de Polietileno de alta densidade da Braskem. No território brasileiro sua instalação é feita pela empresa Sunlution.

Além de hidrelétricas, os painéis solares sobre flutuadores podem ser instalados em outros tipos de superfícies de água, como lagos industriais e de retenção, reservatórios de irrigação e de água potável, estações de dessalinização e de tratamento de águas, açudes e canais de propriedades agrícolas e pecuárias. Essas aplicações passam a ser favorecidas com a aprovação, em novembro de 2021, da Resolução Normativa ANEEL nº 954 , que regulamenta a implantação de Centrais Geradoras Híbridas e Associadas.

Atenta a esse cenário e buscando apoiar os parceiros no desenvolvimento do mercado nacional, a Braskem trabalhou não só na adequação da resina de Polietileno, mas também na identificação de transformadores para a produção dos flutuadores no Brasil e na modelagem dos negócios para o mercado local.

“O papel da Braskem no desenvolvimento desta solução tem sido fundamental. A demanda inicial, que era definir uma resina que atendesse os requisitos técnicos para os flutuadores, tornou-se uma oportunidade de negócio de elevado potencial frente à gama de mercados em que o Hydrelio pode ser viabilizado e empregado”, explica Jorge Alexandre Oliveira Alves da Silva, responsável por Desenvolvimento de Mercado de PE para construção civil e infraestrutura da companhia.

Os resultados desses esforços da Braskem já vêm sendo reconhecidos pelos parceiros, como explica Luiz Piauhylino Filho, sócio-diretor da Sunlution. “Há diversos benefícios expressivos na utilização da tecnologia. Além da potencialização da geração de energia por fonte renovável, quando um painel solar é instalado em uma superfície aquática, ocorre a liberação de terrenos em terra firme, que podem ser ocupados para produção rural agropecuária, por exemplo. A solução também gera redução de custos para ligação com a rede elétrica e envolve uma manutenção mais barata e simples do que os sistemas convencionais”, explica o executivo, ressaltando que o Hydrelio é capaz de reduzir em até 70% a evaporação dos locais onde é instalado, o que inibe a proliferação de algas e micro-organismos que comprometem a qualidade da água.

Caso de sucesso

Uma das empresas que já utilizam o Hydrelio para geração de energia em suas operações é a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobras e concessionária de um dos maiores sistemas de geração e transmissão de energia elétrica do Brasil. A instalação de um sistema de energia solar flutuante na usina hidrelétrica que a Chesf possui em Sobradinho (BA) ocorreu em 2018, aumentando a produtividade local, chegando a 1 Megawatt-pico (MWp), afirma a Braskem.

“Apostamos em caminhos inovadores e sustentáveis, tendo o modelo de geração de energia híbrida como forma de potencializar o mercado energético nacional, que vem passando por um período transitório”, explica José Bione de Melo Filho, gerente do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf”.

Curta nossa página no

Tags: Braskem, Chesf, Energia Solar, Hydrelio, Plásticos, Polietileno, Sunlution, Terre Brasil


Última atualização em 22 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
Lanxess e Advent compram negócio de Materiais de Engenharia da DSM e estabelecem uma joint venture líder global para polímeros de engenharia

Lanxess e Advent compram negócio de Materiais de Engenharia da DSM e estabelecem uma joint venture líder global para polímeros de engenharia

Próximo Artigo
1661998022 android 12l recebe versao nao oficial para raspberry pi

Android 12L recebe versão não oficial para Raspberry Pi




Posts Relacionados