São Paulo alcança 92% da meta do Cadastro Ambiental Rural!

Cadastro Ambiental Rural: entenda como São Paulo concluiu 92% da meta






A Protagonista: Mulheres no Agro – Entrevista com Cristina Murgel


A Protagonista: Mulheres no Agro – Entrevista com Cristina Murgel

No episódio desta terça-feira, 11 de junho, “A Protagonista”, o quadro semanal que destaca as mulheres do agro, a jornalista Jaqueline Silva conversou com Cristina Murgel, coordenadora de assuntos estratégicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Assista à entrevista na íntegra no vídeo abaixo.

Elas discutiram sobre como São Paulo conseguiu concluir 92% dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR), um feito significativo que envolveu quase 400 mil fazendeiros cumprindo suas obrigações ambientais.

Cristina Murgel, natural de São Paulo, é uma figura emblemática no setor agropecuário do Estado. Graduada em biologia pela USP, Cristina atuou como analista na CETESB. Entre 2003 e 2020, foi especialista em meio ambiente na FIESP, antes de assumir seu cargo atual em 2021, focando na implementação do Agro Legal e na regularização ambiental.

Com uma abordagem estratégica, Cristina liderou ações que integraram desenvolvimento rural e preservação ambiental em São Paulo.

A importância do Código Florestal e a estratégia paulista

Cristina explicou que a implementação do Código Florestal Brasileiro, de 2012, só começou efetivamente em 2019 devido a um longo período de judicialização.

O Estado de São Paulo tratou a implementação do Código como uma questão estratégica, não apenas governamental, mas de estado, essencial para a conservação florestal e competitividade do agro.

De acordo com Cristina, a visão estratégica e o apoio contínuo permitiram a alavancagem de todos os instrumentos do código. São Paulo reconheceu a importância do Código Florestal para a sustentabilidade e competitividade do setor agropecuário, colocando-o como prioridade desde 2019.

Os desafios na implementação do Código Florestal

Implementar o Código Florestal não foi uma tarefa fácil. O maior desafio foi ligar o cumprimento das normas ambientais à rotina dos fazendeiros. Muitos precisaram ajustar práticas tradicionais à nova legislação, demandando capacitações e esclarecimentos contínuos.

Benefícios alcançados com o Código Florestal

Os benefícios foram muitos. Além da regularização fundiária, houve um aumento significativo na preservação ambiental, com áreas de proteção e recuperação sendo implementadas em todo o estado.

Para alcançar os resultados significativos, o Estado de São Paulo realizou grandes investimentos em sistemas e capacitação de seus servidores.

Contando com 40 regionais da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral espalhadas pelo estado, capacitaram 400 servidores com novos sistemas.

Além disso, criaram o Fale CAR, um canal eletrônico de atendimento exclusivo para tirar dúvidas sobre o Código Florestal e esclarecimentos sobre o CAR.

O Estado também estabeleceu parcerias estratégicas com várias instituições, como o Ministério Público do Estado e entidades de classe, para garantir uma implementação integrada e eficiente das políticas ambientais.

A relevância das parcerias e cooperação interinstitucional

Vista aérea de propriedade rural. Foto: ReproduçãoVista aérea de propriedade rural. Foto: Reprodução
#Cadastro #Ambiental #Rural #entenda #como #São #Paulo #concluiu #meta

Última atualização em 19 de junho de 2024

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Susto na soja: MP que alterou o PIS/Cofins afasta tradings do mercado

Next Article

Embarques de carne suína crescem 2,7% em maio




Related Posts