Samsung produzirá TVs OLED em parceria com sua rival LG, indica boato divulgado recentemente pela agência de notícias Sammobile, que viu a informação na emissora coreana MTN. Segundo os dados revelados pela fonte, a LG fornecerá 1 milhão de painéis OLED no segundo semestre de 2021 e mais de 4 milhões de painéis em 2022.
Dadas as últimas notícias do setor, o boato faz sentido. Sem surpresa, tanto a LG quanto a Samsung decidiram mudar seu foco das TVs LCD para modelos mais sofisticados. Um sindicato pode facilitar essa mudança para os fabricantes, principalmente para a Samsung, que receberá os painéis. Se confirmado, isso impactará o mercado televisivo e certamente representará uma má Notícia para os concorrentes.
Seguindo o raciocínio, a LG já tornou pública sua intenção de aumentar a capacidade de produção de painéis OLED que, diga-se de passagem, é muito rentável no cenário atual. De acordo com TrendForce, inclusive, isso é “parte de seu esforço para dominar o mercado de OLED”. Diante disso, não é difícil concluir que um possível acordo entre os dois sul-coreanos seria uma via de mão dupla.
Samsung foca em TVS QD-OLED
Ainda é cedo para especular sobre os impactos que a parceria terá nas empresas envolvidas ou mesmo no consumidor final. Vale lembrar, porém, que a Samsung é conhecida por ser uma das maiores fabricantes de telas OLED quando o assunto é smartphones. No entanto, no fabrico de televisores, esta tecnologia está praticamente reservada aos modelos mais recentes da marca.
Atualmente, a Samsung está focando em sua nova tecnologia híbrida QD-OLED, que mescla Quantum Dots com um painel OLED tradicional. A previsão de lançamento era para o quarto trimestre de 2021, porém, a fabricante teria registrado problemas de rendimento de produção — o que pode ter forçado a eventual compra de painéis da LG.
Aliás, não seria a primeira vez que rivais se juntam. Segundo informações reveladas pela própria Samsung, ambas já discutiram acordos envolvendo o fornecimento de telas LCD. Até o momento, porém, nenhuma das empresas confirmou o boato. Assim, uma nova parceria pode não se concretizar.
Última atualização em 15 de janeiro de 2023