Ônibus elétrico Attivi Integral Marcopolo é escolhido pela SPTrans para atender a capital paulista
A eletrificação de pesados está ganhando cada vez mais espaço no país, em especial entre os ônibus de linha urbana. O mais novo veículo que fará parte da frota paulista é o ônibus elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria próprios, que acabou de ser aprovado pela São Paulo Transporte S/A (SPTrans) – responsável pela gestão do sistema de transporte público por ônibus na cidade paulistana – para ser utilizado pelas operadoras de ônibus da capital.
Com a aprovação do veículo, a multinacional brasileira, que anunciou recentemente um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do ônibus elétrico na planta de São Mateus, no Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral para a cidade de São Paulo no próximo ano. Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo pontua o pioneirismo da empresa e celebra o lançamento de mais um modelo elétrico: “Como principal fabricante brasileira de ônibus, reforçamos que estamos prontos para suprir as necessidades do transporte coletivo eletrificado de São Paulo (SP)”.
Marcopolo: líder em eletromobilidade
Portolan destaca que a Marcopolo tem a eletromobilidade como uma das principais iniciativas para contribuir com a descarbonização e de acordo com o executivo, o Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos. Após a aprovação do veículo, a Marcopolo inicia a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos iniciará a partir das demandas das empresas que atuam na cidade.
O Attivi Integral é um veículo que conta com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras. Na fase de testes do veículo em São Paulo, diferenciais técnicos de desempenho reforçaram o bom desempenho do modelo produzido nacionalmente.
Desempenho e Performance do Attivi de São Paulo
Ao longo de três meses, o Attivi Integral foi submetido a diferentes avaliações, como o desempenho em subidas de até 17% na inclinação de rampas, com o carro totalmente carregado, testes de aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e o mais complexo teste de autonomia, com condições de 50%, 75% e 100% de carregamento de passageiros, inclusive em temperatura ambiente mais severa, em torno de 37°C.
“O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista. Inclusive, durante as avaliações, o sistema de ar-condicionado do ônibus também foi muito exigido e apresentou ótimo desempenho, permitindo uma temperatura de conforto aos passageiros e motorista”, revela o diretor da Marcopolo.
Ficha Técnica Attivi de São Paulo
- Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
- Capacidade – até 80 passageiros
- Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
- Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG-IN CCS 2
- Motor de tração Central com potência de 385kW e torque de 2800Nm
- Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
- Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
- Comprimento – até 13 m
- Largura – 2,55 m
- Freios a disco dianteira e tambor na traseira com ABS (Door Brake)
- Direção eletro-hidráulica
- Suspensão pneumática
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Última atualização em 17 de janeiro de 2024