O Rock in Rio se une a Heineken, Braskem, Natura e Coca-Cola com iniciativas para executar durante o festival de música.
O evento está acontecendo do dia 02 ao dia 11 de setembro.
Sobretudo, a união entre as marcas prevê a reciclagem de cerca de 4,5 milhões de copos plásticos produzidos nos sete dias do festival.
.
A princípio, o material recolhido no Rock in Rio ganhará novo destino pela Braskem.
Isto é, se transformará em matéria-prima circular para a produção de embalagens de desodorantes corporais perfumados de diversas marcas da Natura.
Pensando nisso, neste ano os esforços das empresas estão redobrados no chamado para que as pessoas se mobilizem em torno do tema.
Para que participem ativamente desse movimento como agentes de transformação.
Conscientização para progresso da reciclagem
A ação contempla diversas comunicações de conscientização em relação à reciclagem.
Primeiramente, pela comunicação do festival que vem incentivando o engajamento do público pelo descarte correto dos resíduos.
Isto é, não apenas nas lixeiras, mas também nos quatro pontos de descarte espalhados pela Cidade do Rock onde a Braskem também estará presente.
Nos copos da Coca e da Heineken mensagens incentivam o público para a realização do descarte correto do material.
Também como incentivo, os materiais plásticos descartados na ação da Braskem poderão ser trocados por pontos que se transformam em brindes e experiências especiais.
Após o descarte feito pelo público, a Comlurb fará o gerenciamento para destinação dos resíduos plásticos às cooperativas parceiras do Rock in Rio Brasil 2022.
Assim, elas farão a separação e darão o destino correto para que o processo de transformação destes resíduos em resina circular da Braskem seja realizado com sucesso pela Clean Plastic.
Sobretudo, para garantir essa operação, a Reutiliza Já fará todo o processo de rastreabilidade dos resíduos, alimentando a plataforma Blockchain e dando transparência ao processo.
Ao final da transformação, a resina reciclada será entregue à Natura para a fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais.
Compromisso das marcas com o descarte correto de resíduos
Essa não é a primeira vez que os copos do evento são transformados em produtos de beleza.
Isso porque, no Rock in Rio de 2019, os copos da Heineken se transformaram em tampas do desodorante corporal da linha Humor, da Natura.
Tendo, também com a atuação da Braskem no processo da reciclagem e do Rock in Rio e seus parceiros na gestão e separação dos resíduos.
Nesse sentido, Eduardo Picarelli, diretor da Business Unit da Heineken no Brasil, afirma que uma das metas de sustentabilidade da empresa é a circularidade.
Ele destaca: “Como marca, assumimos o compromisso de que, até 2030, 80% das embalagens de vidro sejam circulares. A implantação de um sistema de economia circular, inclusive para as garrafas long necks, é um empenho prioritário da Heineken”.
Picarelli ainda pontua que: “Levar essa ideia para o Rock in Rio e contribuir para um evento mais equilibrado ambientalmente é uma satisfação para nós”.
Ainda mais, Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura, declara: “Estamos muito orgulhosos dessa ação conjunta no maior festival de música e entretenimento do mundo”.
Por fim, Roberta Medina, Vice-presidente executiva do Rock in Rio, acredita que: “Só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais e mais empresas”.
Ela finaliza: “Essa união de várias empresas em prol de um mesmo objetivo é um bom exemplo de como isso pode acontecer”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Empresas se unem com objetivo de reciclar cerca de 4,5 milhões de copos plástico no Rock in Rio
Última atualização em 20 de setembro de 2022