Reciclado vira propano, Uma experiência sensorial e Premiação para a reciclagem

Plástico Virtual - Aqui você fica bem informado e faz negócios

Plástico que vira propano

Para dar utilidade a resíduos descartados, químicos criaram uma reação quase universal que permitirá que a maior parte dos resíduos plásticos seja convertida em propano.

A princípio, o propano é usado para aquecer, cozinhar e na indústria para fabricar mercadorias. 

Com a reação química para descartar resíduos plásticos, é esperado ser economicamente viável para que o processo se propague em todo o mundo.

Os químicos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) partiram do fato de que, por mais complexa que seja a composição química do plástico, cada um deles terá cadeias de carbono e hidrogênio, e há a maioria deles em relação a outros elementos.

Dessa forma, a seleção de catalisadores para a reação de decomposição e a conversão de plástico em propano revelou a combinação ideal de uma substância porosa e de fluxo livre como zeólita com cobalto. 

As reações ocorrem nos poros da zeólita, que suporta o cobalto em estado ativo. 

A saída é uma mistura de gases (dependendo do tipo de plástico degradável) com predominância significativa de propano.

Apesar da descoberta, até agora, a reação proposta é se reproduzir apenas em condições de laboratório. Ainda está longe da aplicação industrial.

 Experiência sensorial

Para conscientizar os consumidores sobre a importância da reciclagem, a Natura está promovendo uma experiência sensorial e olfativa com um caminhão que percorrerá as cidades de São Paulo, Santos e Curitiba em dezembro.

Ao longo da ativação, que ficará em exposição por tempo limitado em cada uma das cidades, as pessoas poderão entrar no caminhão e viver experiências interativas.

Nelas se demonstram desde o processo de retirada dos resíduos plásticos do litoral, reforçando a atenção da marca na busca por escolhas que respeitam a vida das águas.

A princípio, essa iniciativa parte depois da Natura anunciar ao longo de 2022 o relançamento das embalagens de Kaiak, feitas agora com mais de 50% de plástico reciclado recolhido do litoral brasileiro.

Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura Brasil, afirma: “Entendemos que é preciso agir e queremos reutilizar cerca de 102 toneladas de plástico ao ano só na produção das embalagens de Kaiak. Convidamos todos e todas a conhecer de perto todo esse processo em nossas ativações nas cidades de São Paulo, Santos e Curitiba”.

Dessa forma, além de conhecer melhor o envolvimento nesse contexto, enquanto estiverem no local, os visitantes poderão também se reenergizar com Kaiak.

Isto é, inspirado no frescor da natureza, mares e oceanos e conhecer o novo sistema de tampas intuitivas, que facilitam a abertura moderna e resistente do produto.

Premiação para reciclagem

A startup brasileira Eco Panplas foi premiada na Energy Globe World Award, principal evento ambiental do mundo, realizado em Viena, na Áustria. A empresa levou o troféu na categoria “Água” ao apresentar os resultados positivos de seu sistema de reciclagem de embalagens plásticas contaminadas com óleo lubrificante.

A princípio, o prêmio visa apresentar soluções sustentáveis para o público global.

E por isso, contou com mais de 180 países participantes e mais de 3 mil projetos inscritos.

No evento, a startup teve a representação com Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining, parceira da Eco Panplas em projetos de logística reversa inteligente.

Oliveira afirma: “Somos parceiros há muitos anos e tive o privilégio de representá-los nessa jornada. Hoje, o Brasil comemora e se orgulha de uma grande conquista e visibilidade extremamente positiva. Estamos avançando, cada vez, como um país pioneiro em ações e projetos sustentáveis”.

Sobretudo, o projeto premiado se trata de um novo conceito que a Eco Panplas trouxe para o processo de reciclagem de embalagens plásticas de óleo lubrificante. 

Isso porque, estas são descontaminadas sem a utilização de água, sem geração de resíduos e com rastreabilidade. Assim, resultando em benefícios socioambientais de impacto para toda cadeia produtiva, sociedade e meio ambiente.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. Químicos transformam plásticos reciclados em propano. A Natura está promovendo uma experiência sensorial para mostrar a importância da reciclagem. A Eco Panplas levou o troféu na categoria “Água” ao apresentar os resultados positivos de seu sistema de reciclagem de embalagens plásticas

Última atualização em 12 de dezembro de 2022

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Plástico Virtual - Aqui você fica bem informado e faz negócios

Programa alcança feito inédito com reciclagem

Next Article
O que é a indústria 5.0?

O que é a indústria 5.0?




Related Posts