Com objetivo de gerenciar os resíduos descartados em espaços inapropriados, o Projeto Praia Circular pretende melhorar a gestão de embalagens pós-consumo na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Das principais ações da iniciativa, estão a distribuição de copos retornáveis pela rede hoteleira e a instalação de máquinas para venda de água a granel.
Bem como, pontos para a compra de resíduos entregues voluntariamente por catadores, ambulantes, moradores e turistas. Além de conscientizar e diminuir o uso do material, também serão trabalhadas medidas para incentivar a economia circular.
.
A princípio, o projeto é fruto do programa Recicla Orla, da Orla Rio e Polen, e do projeto Plásticos Circulares nas Américas, da União Europeia.
A iniciativa prevê ações e soluções inovadoras para um uso mais consciente do plástico, afirma Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio, concessionária que administra os quiosques à beira-mar.
Para ele, essa matéria-prima é muito importante para toda a sociedade e possui condições de um uso melhor, através de técnicas de reutilização e do seu reuso.
Ele explica: “É isso que nós vamos buscar ao longo do ano: reduzir a quantidade de plásticos produzidos pelas nossas operações comerciais na praia”.
Apoio de secretarias municipais
A Riotur, empresa de turismo do município, e a Secretária Municipal de Esportes também apoiam o Praia Circular.
Dessa forma, a Riotur, se compromete a coordenar toda a rede de empresas privadas do entorno, bem como os prestadores de serviços, como instrutores esportivos, massoterapeutas e ambulantes credenciados.
O secretário da pasta de esportes, Guilherme Schelder, afirmou que projetos como o Praia Circular são importantes e necessários.
Ele pontua que: “Nós da Secretaria Municipal de Esportes temos muito orgulho de apoiar este tipo de iniciativa. Com a regularização das atividades esportivas na orla, nós conseguimos atrair ainda mais pessoas que são frequentadoras diárias do espaço e ajudam também a movimentar a economia”.
Assim, ele espera conscientizar a população sobre todo cuidado que o meio ambiente precisa. “Isso é fundamental para que a nossa e as próximas gerações vivam em um ambiente sustentável”, finaliza Schelder.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
O projeto Praia Circular conta com o apoio de secretarias municipais e da Riotur para manter Copacabana com ótima gestão de resíduos plásticos
Última atualização em 27 de janeiro de 2023