Projeto produz bioplástico com borra de café

Plástico Virtual - Aqui você fica bem informado e faz negócios

O projeto  WaysTUP! é um passo importante na transição para economia circular, pois permite a conversão de resíduos biológicos em recursos. O projeto produziu um bioplástico a partir de borra de café, a invenção foi desenvolvida pelo AIMPLAS (Centro de Tecnologia de Plásticos).

A princípio, o projeto tem financiamento do programa Horizon H2020 e busca transformar os resíduos em uma fonte de produtos de alto valor.

O filme plástico com base biológica produzido pela AIMPLAS foi obtido da PHA a partir de cafeterias coletadas pela empresa Bio-Bean (Reino Unido). 

Dessa forma, a AIMPLAS formulou primeiro o PHA para que pudesse ser processado por extrusão e depois o fabricou, que pode ser usado em diferentes tipos de embalagens flexíveis.

.

Além disso, o SAV (Agricultores de la Vega de Valencia), também é parceiro de coordenação do projeto. Sendo responsável pela recuperação de resíduos para produzir aditivos alimentares, alimentos para animais e óleos para as indústrias alimentícia e cosmética.

Essas são três maneiras diferentes de recuperar o lixo comum, neste caso, o café. Sobretudo, graças a este projeto, várias formas de resíduos biológicos urbanos, incluindo peixes e resíduos de carne, e grãos de café e óleo de cozinha usados, estão sendo transformadas em novos produtos de base biológica.

Além dos bioplásticos para embalagens, se produz aditivos alimentares, condimentos, bioetanol, biossolventes e outros.

Nuria López, principal investigadora do projeto na AIMPLAS, afirma: “O WaysTUP! é um exemplo claro de como os resíduos biológicos podem desempenhar um papel importante na transição para um economia circular. Assim, evitando a geração de resíduos biológicos e aproveitando seu potencial como fonte de recursos secundários de alto valor”.

Conscientização para coleta seletiva de resíduos

O projeto WaysTUP! visa melhorar a percepção atual dos cidadãos e das comunidades locais sobre a importância dos resíduos biológicos urbanos como recurso.

Ou seja, a ideia é promover a participação ativa da comunidade na coleta seletiva de resíduos urbanos para recuperação subsequente. 

Além disso, as administrações locais estão recebendo diretrizes sobre a adoção de novos modelos organizacionais em favor da recuperação de resíduos biológicos urbanos. Bem como, recomendações de políticas baseadas em evidências em nível europeu para a tomada de decisões.

Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.

O projeto WaysTUP! já desenvolveu embalagens, aditivos alimentares, bioetanol e outros produtos a partir de resíduos biológicos

Última atualização em 27 de janeiro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Microsoft registra tela que ajusta ângulo de visão automaticamente

Next Article

Samsung trará novas telas OLED com 90 Hz para notebooks em 2021




Related Posts