Transportadas em caminhões do exército, 300 sacolas descarregadas no Instituto SustenPlást, que realiza o projeto Tampinha Legal, carregavam aproximadamente 2 toneladas de tampinhas plásticas. As 1943 toneladas do material foram entregues pelo APAE de Sapucaia do Sul.
Sobretudo, o Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina.
Para Laline Fogaça, voluntária e mãe de uma aluna da instituição, salienta a importância do Tampinha Legal. “Além dos recursos financeiros, que são muito importantes para nós, mobilizamos a sociedade para algo tão simples e fácil de fazer”.
.
O programa já ultrapassou mil toneladas de tampas plásticas ao longo dos seis anos de atuação. O volume que é equivalente a 86 carretas de materiais prima pós consumo, se converteu em mais de R$ 2,4 milhões de reais destinados integralmente às 311 entidades assistenciais participantes.
Milhões de tampinhas recolhidas
A “tampômetro”, contador exposto no site e no app do Tampinha Legal, informa 576.256.784 milhões de unidades de tampas plásticas.
Nesse sentido, o Tampinha Legal conta com 3136 pontos de coleta, distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Para Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást, os expressivos números são índices de que a sociedade compreende o quanto o material plástico tem valor.
Além disso, expressa o entendimento de que este material deve retornar para a indústria ao mesmo tempo em que faz o bem para inúmeras famílias. “O Tampinha Legal cresce a cada ano. Em 2022, completamos seis anos e ultrapassamos o expressivo volume de mil toneladas arrecadadas. É incontestável que o Tampinha Legal faz parte da vida dos brasileiros”, afirma.
Ela ainda destaca que foi criado um novo hábito que associa à solidariedade à consciência socioambiental. “Precisamos nos lembrar que plástico é matéria-prima nobre e que consequentemente proporciona melhor qualidade de vida a várias famílias com a simples atitude de separar uma tampa plástica”.
A princípio, participam do Tampinha Legal, entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como APAEs, Ligas Femininas, escolas e ONG’s.
Bem como, asilos, associações, hospitais, etc. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares.
Assim como, custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
O Tampinha Legal recebeu novas remessas de tampas plásticas vindas do APAE de Sapucaia do Sul, com isso, o programa fechou 2022 com mais de 2,5 milhões destinados a entidades assistenciais do terceiro setor
Última atualização em 27 de janeiro de 2023