O C6 Bank lança o Acqua, primeiro cartão biodegradável do Brasil, feito com PLA
Com o objetivo de incentivar práticas mais sustentáveis e que beneficiem a preservação do meio ambiente, o banco passa a disponibilizar o primeiro cartão biodegradável, composto em 80% por PLA, ou ácido polilático, produzido a partir do amido de milho.
Enquanto um cartão de plástico tradicional, feito de PVC, leva 400 anos para se decompor na natureza, o Acqua leva de seis meses a dois anos para completar sua decomposição em condições próprias de compostagem.
Todavia, o cartão biodegradável só não tem PLA em toda sua composição por conta da presença de chip, tarja magnética e outros componentes menores.
O Acqua pode ser solicitado por qualquer cliente pessoa física do C6 Bank, tanto os que têm cartão C6, sem anuidade, quanto os que têm o C6 Carbon, versão premium do plástico do banco, ou C6 Platinum.
Contudo, para clientes novos, o cartão biodegradável adquire-se de maneira gratuita. Mas, para clientes que já têm algum cartão do C6 Bank e querem usar o Acqua, é necessário pagar uma taxa de emissão ou pedir um cartão adicional.
O banco diz que o lançamento do cartão biodegradável, é mais uma iniciativa a fim de contribuir com a saúde do planeta em diversas frentes.
O C6 Bank também se comprometeu com o plantio de 25 mil árvores até 2022. Tal meta faz parte da Coalizão Planeta Priceless, inciativa de diversos setores para combater mudanças climáticas.
Alexandra Pain, head de marketing e impacto social do banco, diz “Entendemos que é dever de toda empresa, e de toda a sociedade, zelar pela vida do planeta e garantir o futuro das próximas gerações por meio de iniciativas que incentivem mudanças de hábitos, mas também que contribuam de forma prática com a preservação da biodiversidade”.
Compra de créditos de carbono
Além do cartão biodegradável, clientes do C6 Bank também poderão comprar créditos de carbono com o sistema de pontos do banco, chamado Átomos.
A novidade é fruto de uma parceria com a Carbonext, empresa que atua no desenvolvimento de projetos de proteção florestal.
Cada unidade de crédito de carbono oferecida na C6 Store equivale a uma tonelada de carbono que deixa de ser liberada na atmosfera.
Esses recursos viram incentivo financeiro para projetos de desenvolvimento sustentável e proteção da floresta Amazônica.
Desta forma, o cliente que adquire o crédito de carbono reduzirá, ou até neutralizará, a própria pegada de carbono. Em suma, se trata do cálculo da quantidade de emissão de gases do efeito estufa derivada das ações e escolhas de cada um.
Para comprar basta acessar a C6 Store no aplicativo, procurar a categoria “Crédito de Carbono” e escolher a quantidade de créditos que deseja compensar. Dessa maneira, juntamente com o cartão biodegradável, a empresa favorece as ações sustentáveis.
Leia também os esforços da indústria para atingir as metas na China.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Última atualização em 2 de agosto de 2022