Plástico biodegradável feito de cogumelos
A startup Magical Mushroom Company, fundada no Reino Unido, mistura resíduos agrícolas com micélio e estrutura ramificada de cogumelos para criar embalagens biodegradáveis.
Essas embalagens são duráveis e como valor próximo das tradicionais, que costumam derivar de combustíveis fósseis.
Paul Gilligan, CEO e fundador da startup, afirmou: “Estamos criando valor do descarte e desbloqueando a potência do micélio, um recurso inexplorado até hoje”.
Nesse sentido, a startup levantou 3 milhões de libras, o equivalente a 19,5 milhões de reais, em investimentos sendo para criar alternativas.
De acordo com a empresa, as embalagens se degradam naturalmente no meio ambiente em cerca de 45 dias.
Isto é, sem haver a necessidade de adição de químicos ou facilitadores industriais.
Empresa faz parceria para reciclagem de plástico
A PepsiCo Labs firmou parceria com seis startups para promover a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos europeia.
Dessas startups, uma delas é a Security Matters, que usa a tecnologia blockchain para identificar, classificar e empacotar resíduos.
Nesse sentido, a PepsiCo usará o sistema de marcador invisível da Security Matters na triagem de resíduos para rastrear a reciclagem de ciclo fechado.
Além de verificar as alegações de sustentabilidade.
Anteriormente, a Security Matters desenvolveu um transportador de reciclagem movido a blockchain que identifica plásticos durante o processo de reciclagem.
Esse marcador permite que um gêmeo digital seja armazenado em uma rede blockchain, assim, permitirão a identificação e rastreabilidade do produto.
Empresas parceiras na fabricação de embalagens
A Unipac e a Syngenta possuem parceria com investimentos para ampliação da fabricação de embalagens destinadas ao envase de defensivos agrícolas.
Sobretudo, a Unipac é uma das empresas mais tecnificadas e completas na transformação de polímeros, já a Syngenta é líder no setor agrícola.
O projeto das duas é de expansão, que prevê o aumento da área destinada à produção in house.
Bem como, investimentos em novos equipamentos pela Unipac, com tecnologias de última geração, que oferecem ganhos em competitividade, sustentabilidade e inovação.
Nesse sentido, a unidade in house da Unipac instalada na planta da Syngenta em Paulínia (SP) entrou em operação em 2009.
Atualmente, a empresa fornece o portfólio completo de tampas e embalagens, entre monocamada e com barreira, para o envase de defensivos agrícolas.
André Silvestre, gerente de vendas da Unipac, resume nas seguintes palavras: “Com os investimentos, será possível incrementar a capacidade produtiva, suportando o crescimento previsto pela Sygenta”.
Quer estar sempre informado sobre a indústria do plástico? Preencha o nosso formulário para receber novidades e conteúdo de qualidade do mercado plástico.
Plástico Pelo Mundo: Fique por dentro das principais notícias e curiosidades do plástico pelo mundo. A startup investiu 3 milhões de libras para criação de alternativas biodegradáveis. A parceria da PepsiCo com a tecnologia blockchain ocorre na triagem dos resíduos plásticos. Unipac e Syngenta estão juntas na fabricação de embalagens para defensivos agrícolas
Última atualização em 8 de setembro de 2022