Plastic Metal destaca a tecnologia de co-injeção, eficiência energética, sustentabilidade e configurações flexíveis durante a feira Plast 2023 em Milão.


Stand da Plastic Metal durante a Plast 2023 em Milão (Itália)

Fundada em 1960, a Plastic Metal Spa é uma empresa italiana sediada em Gambellara (VI), líder na produção de máquinas injetoras de termoplásticos com uma gama de forças de fechamento variando desde 50 até 3.200 toneladas. A Plastic Metal apresentou-se na exposição PLAST 2023 em Milão (de 5 a 8 de setembro) com o slogan “uma tecnologia, soluções infinitas”, levando em conta que as injetoras da empresa são versáteis e capazes de implementar diferentes processos, tais como co-injeção e processamento de materiais inovadores.

Durante a feira, a Plastic Metal apresentou duas ilhas de moldagem completas de última geração. Na primeira delas, foi apresentada uma ilha de moldagem com injetora modelo MultiPower SP 120, possuindo sistema de fechamento articulado (toggle duplo) de 120 Ton. para a produção de tampas descartáveis para copos de café em PP, com peso de 6,2 g, Ø 90mm, espessura de 0,35 mm. e um tempo de ciclo de 3,6 segundos; a injetora foi equipada com uma esteira transportadora de túnel com cobertura em Lexan, que descarregava as tampas em um granulador para moagem.

Segundo a Plastic Metal, a MultiPower SP conjuga alto desempenho com economia de energia, baixos custos e confiabilidade, simplificando as operações rotineiras de manutenção. O sistema SP com servobomba permite uma operação das máquinas hidráulicas particularmente eficiente em termos energéticos. O driver de controle do servomotor de velocidade variável regula os parâmetros de pressão e vazão do sistema hidráulico para obter a quantidade certa de óleo para cada movimento. A parcialização da potência utilizada permite o desligamento total do motor nas fases estáticas do ciclo de produção e isso leva a uma economia de energia de até 50-60%, principalmente em processos com longos tempos de resfriamento. A Plastic Metal afirma que, graças à elevada eficiência do sistema, o arrefecimento do sistema hidráulico também é gerido a um nível ótimo, evitando o sobreaquecimento do óleo.

Para a segunda ilha de moldagem, foi utilizada uma injetora modelo MultiPower Duo SP 800, com sistema de fechamento de 800 Ton. de duas placas, para a produção de vasos de flores decorativas em PP, com peso de 1025 gramas e medindo Ø 350mm. e 450 mm de altura. A máquina foi equipada com um robô para descarregar os vasos em uma esteira transportadora especial, com gaiola de proteção. O tempo de ciclo foi de aproximadamente 55 segundos, com produção de 65 PEças/h. Neste modelo, a placa móvel desliza na base graças a blocos rolantes sobre guias lineares, enquanto quatro pistões de tração operam sobre as quatro colunas para aplicar a tonelagem. Eles são guiados por servobombas dedicadas, que controlam os movimentos de abertura e fechamento até o desligamento completo do motor no final do movimento. O movimento de rotação da rosca é elétrico, com alta eficiência e alta economia de energia, afirma a empresa.

No que diz respeito às novidades no domínio da economia circular e da inovação sustentável, no stand da Plastic Metal existiu uma área dedicada à co-injeção, um processo tecnológico de ponta que representa a síntese ótima entre a necessidade de obter soluções de produção economicamente vantajosas e ao mesmo tempo protetoras do meio ambiente. A Plastic Metal conta com mais de 25 anos de experiência no processo de co-injeção e, graças aos recentes desenvolvimentos tecnológicos implementados nas injetoras MultiPower “Multi-Injection”, é possível obter uma grande recuperação de resíduos plásticos sob a ótica da economia circular, com impacto ambiental reduzido e com menores custos de produção, garante a empresa. Foram expostos diferentes tipos de produtos obtidos com até 65% de material reciclado, utilizando diferentes técnicas de moldagem com máquinas de múltipla injeção. Graças à integração da tecnologia de injetoras “Multi-Injection” com os mais atuais materiais reciclados, é possível criar soluções inovadoras e eficientes no setor das tecnologias sustentáveis.

Durante a exposição milanesa, houve também uma área no stand dedicada à Fratelli Virginio S.r.l., empresa do Grupo NPM também sediada na Itália, que, além de fornecer a automação e acessórios utilizados para equipar os dois sistemas montados na feira (como correias transportadoras, alimentadores, dosamasters, misturadores e granuladores), exibiu mais três correias transportadoras com configurações especiais e outros acessórios. Com mais de 40 anos de experiência, a Fratelli Virginio cria sistemas de transporte interno, automação e acessórios para processos de moldagem de plásticos, com células de trabalho completas. A Empresa também desenvolve novas aplicações e sistemas de automação de última geração não só no setor de plásticos, mas também para outros tipos de processos industriais, desde a fase de projeto até a produção de soluções customizadas. A ampla gama de produtos focaliza os problemas enfrentados por outros setores, como moldagem por sopro, serigrafia, embalagens e reciclagem de materiais.

A produção das máquinas da Plastic Metal ocorre inteiramente na Itália, a partir de componentes de importantes marcas europeias e norte-americanas. A Plastic Metal especializa-se em fornecer soluções flexíveis, destinadas a satisfazer às necessidades produtivas específicas de cada cliente. A tecnologia MultiPower da Plastic Metal está na base de uma linha avançada de máquinas injetoras criadas para atender às diversas situações de moldagem, nas quais se diferenciam vários modelos com sistema de fechamento articulado de 5 pontos, desde o híbrido “SP” com servobomba, passando pelas diferentes combinações de modelos híbridos “H” e “HE” com acumuladores, até o modelo “Multi-Injection” para injeções múltiplas, bem como o modelo “DUO” para injetoras com sistema de fechamento de duas placas. Para completar a gama de máquinas, a injetora totalmente elétrica Elettryka também está disponível, sendo todos os movimentos operados eletricamente. A vasta gama de máquinas disponíveis e a capacidade de produzir máquinas especiais permitem à Plastic Metal atender com precisão e flexibilidade às necessidades específicas dos diferentes segmentos de mercado, garante a empresa. Todos os modelos de injetoras disponíveis são eficientes energeticamente, a fim de permitir uma eficiência de produção cada vez maior e proteger o meio ambiente, assegura a Plastic Metal.

A Plastic Metal também disponibiliza gratuitamente o seu corpo técnico para realizar testes

#Plastic #Metal #enfatiza #tecnologia #coinjeção #eficiência #energética #sustentabilidade #configurações #flexíveis #durante #feira #Plast #Milão

Última atualização em 18 de setembro de 2023

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Abief divulga estatísticas do mercado de embalagens flexíveis no primeiro semestre de 2023

Next Article

Santin divulga resultados da avicultura e da suinocultura na Mercoagro.




Related Posts